Portal Serrolândia Publicidade 728x90
18/04/2018 às 10h28min - Atualizada em 18/04/2018 às 10h28min

H1N1: vereadores participam de reunião com Prefeito, Secretária de Saúde, Diretora do Hospital e Enfermeira



A Câmara de Vereadores de Serrolândia, convoca a Secretária de Saúde de Serrolândia/Ba, além do Prefeito Municipal, Diretora do Hospital e a Enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, na sede da Câmara, para discutir, orientar e esclarecer dúvidas em relação à Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.

Em Serrolândia, não há nenhum caso confirmado da gripe.

O momento é difícil, pois a gripe é grave e requer uma série de cuidados em termos de prevenção e tratamento. É preciso que fique bem claro que a situação preocupa, mas que todo ano é preciso ter cuidado com a gripe, pois é uma doença preocupante sempre.

Um dos pontos mais importantes que foram tratados durante a reunião diz respeito à necessidade de se permanecer em casa em caso de sintomas de gripe. Os adultos, ao terem febre alta, gemência, falta de ar, dor ao tossir, respiração acelerada e ainda apresentem cor pálida, ou seja, sintomas de gripe, devem ficar em repouso, em casa, por uma semana.

A procura pelo médico deve acontecer, segundo orientações da secretária, nos postos de saúde e em consultas, sendo que o hospital deve ser procurado somente em casos de gravidade. Encher o hospital é um risco de maior de contaminação e ainda prejudica o atendimento de quem realmente precisa, comenta a diretora Marconina.

Medidas preventivas para a secretária de saúde, os locais de trabalho devem ser limpos com freqüência, com água e sabão ou mesmo álcool em gel, principalmente aqueles onde se recebe muitas pessoas. Os brinquedos devem ser selecionados e igualmente limpos, já que a criança tende a levar os mesmos à boca.

Lavar as mãos é um ato simples que deve ser repetido várias vezes ao dia, pois é um meio muito propício para a disseminação da doença. O vírus não entra pela pele, mas, a todo momento, levamos as mãos à boca, nariz e olhos, o que causa a contaminação.

Quando tossir, a orientação é usar um lenço descartável, esclarece que o uso de máscaras não é o mais ideal. A proteção que a máscara proporciona é de cerca de duas horas, já que a umidade faz com que ela perca sua função.

Evitar locais públicos fechados também é bastante recomendável, já que o vírus está circulando nos ambientes.

Precisamos estar preparados para orientar os pais e a comunidade em geral sobre os procedimentos a se adotar em caso de gripe, diz. Wilson de Jacó, presidente da Câmara.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp