Portal Serrolândia Publicidade 728x90
12/09/2019 às 19h00min - Atualizada em 12/09/2019 às 19h00min

Testemunhas de Jeová têm direito de recusar transfusão de sangue, diz PGR

Fonte: Bocão News


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede no Supremo Tribunal Federal (STF) que pessoas maiores de idade e que sejam Testemunhas de Jeová tenham o direito de recusar transfusão de sangue. De acordo com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o pedido é em defesa à vida digna e à liberdade de crença.

Ainda segundo Raquel Dodge, diversas normas brasileiras causam insegurança jurídica ao estabelecerem como dever do médico a realização da transfusão mesmo que haja recusa do paciente ou de seus responsáveis. A procuradora-chefe defendeu que os atos priorizam a saúde em detrimento a questões religiosas.

Para as Testemunhas de Jeová, aceitar esse tipo de tratamento, segundo a religião, torna o seguidor impuro e indigno do reino de Deus. A recusa, segundo a procuradora-geral, diferente do que preveem os atos normativos, não significa desejo de morte ou desprezo pela saúde e pela vida.

Dodge pede que seja concedida medida cautelar que afaste qualquer obrigação de médicos desrespeitarem as convicções religiosas de pacientes maiores e capazes, mantendo-a apenas  quando o paciente for menor, nos casos em que o tratamento for indispensável para salvar a vida da criança, independentemente de oposição dos responsáveis.
 

Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp