Portal Serrolândia Publicidade 728x90
23/04/2020 às 14h52min - Atualizada em 23/04/2020 às 14h52min

Manutenção preditiva do veículo, saiba como fazer!

Saiba para quê serve, impacto e benefícios desse tipo de cuidado com máquinas e veículos



Na maioria dos setores comerciais em que a entrega de bens e serviços é essencial, o transporte rodoviário confiável é essencial. Para organizações com uma grande frota de veículos, manter-se atualizado sobre os cronogramas de manutenção é um desafio bem estabelecido, que evita prejuízos.
 
Muitas empresas, convencidas de que a manutenção preditiva é econômica e logisticamente prudente, agora esperam otimizá-la ainda mais com a adoção da Internet das Coisas (IoT) e técnicas de dados de aprendizado de máquina.
 
Se integrados corretamente, esses avanços permitirão identificar com precisão e precisão quando é necessária a manutenção de um veículo. A solução proativa de possíveis problemas pode evitar o risco de um veículo ficar fora de serviço inesperadamente, tendo que vir a locar
carros usados em Salvador de maneira inesperada, por exemplo.
 
Pensando em explicar um pouco mais sobre esse tema, este post apresenta as vantagens e motivos que fazem a manutenção preditiva ser a melhor opção para gestão de frotas de veículos e deixa-los com melhor custo de revenda em momentos de troca, dentro dos limites contidos na
Tabela Fipe, de modo a não onerar seu proprietário. 
 
Para quê serve a manutenção preditiva?
 
Vamos começar com uma definição realmente básica: o objetivo da manutenção preditiva é prever e evitar falhas no equipamento. Conheça outros dois métodos clássicos de manutenção:
 
  • A manutenção REATIVA é simples: “se não estiver quebrado, não conserte”. É ideal para casos em que a falha do equipamento é rara, fácil de consertar e com impacto limitado - por exemplo, trocar uma lâmpada em um armazém;
  • A manutenção planejada (ou manutenção preventiva) utiliza a manutenção de rotina para diagnosticar falhas nos equipamentos. Funciona e é amplamente empregado - mas é caro e não captura condições específicas de ativos;
  • A manutenção PREDITIVA aproveita os dados de um ativo individual para prever falhas. Dessa forma, os reparos podem ser feitos quando necessário numa frota de Hb20, por exemplo (e evitados quando não). Ela oferece a melhor vantagem, mas à custa da complexidade.
 
 
Como funciona a manutenção preditiva?
Você pode considerar a manutenção preditiva como um fluxo de processo com 3 etapas:
 
1 # RECOLHER:
Primeiro, você precisa de recolher dados relevantes que podem ajudar a prever o tempo até a falha de algum equipamento. Isso geralmente é feito adicionando, por exemplo, sensores para obter dados "indiretos" do seu veículo. Todos os veículos - e a maioria das máquinas industriais - operam usando uma combinação de transdutores (sensores e atuadores) e unidades de controle. As unidades de controle implementam algoritmos que determinam o comportamento da máquina. Os dados de tempo de execução são transportados continuamente, geralmente usando fios e protocolos de comunicação. Um método de transporte muito popular é o " barramento CAN ", que é, por exemplo, padrão em todos os veículos. Se um veículo ou máquina usa cabos de barramento CAN para transporte de dados, geralmente é possível acessar com segurança diretamente o fluxo de dados em tempo de execução. Isso pode ser feito usando um registrador de dados de barramento IoT CAN , que abre todo o escopo dos dados operacionais de seus ativos. Seu registrador CAN pode transferir esses dados para a nuvem por meio de um ponto de acesso WiFi (WLAN, 3G, 4G) quase em tempo real.
 
2 # PREDITO:
Os dados coletados são processados ​​na nuvem. Para dados do barramento CAN, isso inclui transformar os dados em valores de engenharia em escala . Uma vez prontos, os dados podem ser usados ​​em um modelo preditivo. Eles variam de limites simplistas de variável única - a algoritmos avançados de aprendizado de máquina.
 
3 # REACT:
O modelo fornece estimativas, por exemplo, do tempo até a falha de um ativo e seus componentes. A partir daqui, é "simplesmente" reagir aos insights: programe a manutenção automaticamente, envie notificações por push para avisar a equipe sobre possíveis falhas e otimizar seu inventário de peças de reposição. 
 
Impacto e benefícios da manutenção preditiva
 
Se você tiver sucesso com a realização constante de uma manutenção preditiva isso pode ser uma mudança de jogo para cuidar do seu veículo. Ou mesmo se tiver uma oficina mecânica e desejar prestar melhor atendimento aos seus clientes, uma vez que a manutenção preditiva ajuda a:
 
 
  • AUMENTAR A PRECISÃO DA ENTREGA: Se há algo que seus clientes odeiam, é demora de entrega. Ao empregar a manutenção preditiva, você pode reduzir drasticamente falhas inesperadas na frota de veículos ou nas máquinas do local. Minimize as interrupções zero do tempo de inatividade de ativos!
  • MINIMIZAR O TEMPO DE INÍCIO DO ATIVO: ao corrigir os problemas antes que eles causem avarias, você reduzirá imediatamente o tempo de inatividade. Além disso, um sistema de manutenção preditiva de barramento CAN fornece a seus técnicos extensos dados específicos de ativos. Dessa forma, eles conhecerão o problema de antemão - permitindo que eles pulem listas de verificação genéricas e reduzam drasticamente o tempo de inatividade;
  • REDUZIR OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO: a manutenção preventiva pode parecer cara à primeira vista, pois depende, por exemplo, de intervalos de tempo. Como depende da análise de elementos, requer check-ins frequentes. Contudo, em relação ao custo-benefício, a manutenção preditiva é muito mais precisa na previsão de um problema - permitindo manutenção muito menos frequente de um veículo, o que é uma ótima solução para frotistas ou quem depende de usar automóveis, ônibus, motos e caminhões frequentemente, como empresas de transporte, profissionais autônomos, empresas de entrega, profissionais que trabalham direto na rua ou mesmo prestadores de serviços de entrega, Uber, táxi, dentre outros;
  • OTIMIZAR O INVENTÁRIO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO: com manutenção reativa ou preventiva, é necessário um grande estoque de peças de reposição - você não sabe o que precisará até que o ativo seja retirado de operação. Com a manutenção preditiva, você estimará o tempo até a falha de cada subcomponente via nuvem, permitindo um inventário muito mais enxuto.
  • CORTAR CUSTOS ALTOS COM COMBUSTÍVEL e também prolongar a vida útil de um veículo: ao configurar a manutenção preditiva para, por exemplo, uma frota de veículos, você pode rastrear a vida útil restante de cada componente do veículo. Isso permite otimizar verdadeiramente o custo total de propriedade (TCO), decidindo o momento ideal de substituição, levando em consideração os custos de reposição versus os impactos nos custos de combustível e na vida útil do veículo;
  • MELHORAR A SEGURANÇA DE MOTORISTAS: na pior das hipóteses, as quebras de máquinas ou veículos podem levar a eventos catastróficos e prejudicar os trabalhadores. Ao prever problemas antes que eles aumentem, você poderá reduzir acidentes e aumentar o moral da equipe ao melhorar a segurança do trabalhador por meio de dados presentes no estudo preditivo de controle de segurança de um veículo. 
 
Por que ela é a melhor solução para gestão de veículos?
A manutenção preditiva é a melhor solução para a gestão de veículos porque ela contém "dados diretos" sobre a situação real de cada um deles. os dados do barramento CAN, você praticamente terá uma cópia digital de seus ativos na nuvem - abrindo inúmeras novas aplicações: otimização da produtividade, solução de problemas remotos, painéis de KPI em tempo real e muito mais. Por sua vez, isso melhora o retorno do investimento (ROI) na sua implementação.
 
Os benefícios podem ser obtidos pelos usuários finais (por exemplo, gerentes de local ou frota) e fabricantes de equipamentos originais (OEMs). Além disso, a manutenção preditiva é altamente relevante nas frotas de veículos pesados ​​(caminhões, ônibus), veículos de defesa, equipamentos agrícolas, máquinas de produção industrial, gerenciamento de baterias - e em muitos outros setores. Resumindo: com manutenção preditiva, o céu é o limite e quem sai ganhando com isso é o proprietário!
 
 
Gostou deste artigo? Compartilhe este post em suas redes sociais!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp