Criado em 2012 com o intuito de ser uma espécie de shopping center virtual, os marketplaces já são considerados parte da estratégia dentro de diversas empresas que querem se destacar no mercado digital e reter clientes. A Cuponeria, a primeira e mais completa plataforma de cupons de descontos do Brasil, que desenvolveu o marketplace da Ticket Alimentação e da Bitz, chama atenção para a procura de bancos e bandeiras de cartão pela estratégia.
“Os bancos e bandeiras de cartão já entenderam o quão promissor é apostar na personalização para fidelizar seus clientes e impulsionar as vendas. Os marketplaces são uma ferramenta estratégica para isso. Hoje temos desenvolvido marketplaces para algumas empresas e percebemos essa tendência de grandes bancos que estão virando varejo”, explica Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria.
O conceito é bem simples, consiste em um site que reúne diversos lojistas em um mesmo ambiente. Hoje grandes empresas de e-commerce como Amazon e Mercado Livre já contam com seus marketplaces dominando as vendas pela na internet. “As vantagens são inúmeras: visibilidade, melhor entendimento do comportamento do consumidor, fidelização de clientes, entre outros. Sem contar nos benefícios para os consumidores que conseguem fazer compras dentro dos aplicativos, aproveitando a variedade de produtos e preços de forma simples e cômoda”, completa.
O primeiro marketplace desenvolvido pela Cuponeria foi com Ticket Alimentação. A startup entrou com toda tecnologia e o relacionamento com grandes marcas do varejo, oferecendo integrações de forma 100% segura. Nele os clientes têm acesso a vantagens exclusivas como descontos em celulares, eletrodomésticos e outros, proporcionando uma experiência personalizada. “Quando as pessoas são clientes de um banco ou bandeira de cartão, elas não estão interessadas apenas na conta corrente e no meio de pagamento, mas também em outros benefícios que oferecem", finaliza a CMO.
O Banco Inter é um grande exemplo de quem tem aproveitado a plataforma. Segundo dados da prévia operacional referente ao quarto trimestre de 2021, o Inter Shop - marketplace do banco, superou pela primeira vez a marca de R$ 1,1 bilhão de vendas de produtos em um único trimestre.