O Xadrez do Crime faz alusão ao jogo e a carceragem da delegacia. As peças que compõem o tabuleiro (rei, rainha, bispos, cavalos, torres e peões) são membros de uma facção criminosa que atua em Jacobina e região. Todos têm passagem pala polícia e são procurados por crimes como homicídios e tráfico de drogas. Alguns já foram localizados e presos, o que significa um xeque-mate da Polícia Civil de Jacobina. Das quatro primeiras peças do Xadrez do Crime, divulgadas pela polícia em dezembro do ano passado, apenas um ainda não foi capturado.
O Rei do crime já está atrás das grades. Jervan Santos de Jesus, conhecido por Tourinho, de 33 anos, foi preso no terminal rodoviário de Goiânia, em uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Jacobina, Polícia Federal e Polícia Civil de Goiás. No momento da prisão, Tourinho aguardava a chegada de seu braço direito, Lourival da Silva Oliveira, de 26 anos, conhecido por Louro, que também foi preso. Outro a levar um xeque-mate foi Erivan Silva, conhecido por Van.
A rainha do crime em Jacobina também já está presa. De acordo com a polícia, Renata é acusada de ser mentora de vários crimes, ela decidia quem seria executado pela quadrilha e comandava o tráfico de drogas com mão de ferro no bairro Caixa D’água. A criminosa permanece presa, à disposição da Justiça.
Entre os novos criminosos que passam a compor o Xadrez do Crime estão alguns que fugiram recentemente da delegacia de Jacobina. Todos têm mandados de prisão e respondem por vários crimes, entre eles homicídios e tráfico de drogas. Um dos líderes da quadrilha e mais novo Rei do tabuleiro é Elder. De acordo com a polícia, ele é o chefe do tráfico no bairro Caixa D’água e liderança de uma facção criminosa que atua em alguns bairros da cidade. Elder é acusado de ordenar e de executar vários homicídios na região. Membro da mesma facção e braço direito de Elder, Antônio Carlos de Jesus Silva, conhecido por ‘Trinta’, está entre os criminosos mais perigosos e procurados pela Polícia Civil de Jacobina. De acordo com a polícia, Trinta também é acusado de homicídios e tráfico de drogas.
Um Bispo e três Cavalos do Xadrez do Crime também estão foragidos. Iuri Malta é acusado de cometer um homicídio no bairro Jacobina II. Ele é fugitivo da Depol de Jacobina. José Mário (Mário), Thomas e Humberto (Beto) também são procurados pela Polícia Civil, e respondem por crimes diversos cometidos em Jacobina e região.
A Polícia Civil pede a quem tiver informações sobre o paradeiro de qualquer um dos criminosos, que entre em contato através dos números: 181, (74) 3621-1277 e (74) 6321-1229. A identidade da pessoa que denunciar será mantida em sigilo.