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30/08/2022 às 08h59min - Atualizada em 30/08/2022 às 09h20min

Web Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digital

O Web Stories ou Google Web Stories é um formato de conteúdo em tela cheia, similar aos Stories do Instagram e Snapchat, só que no Google. A ferramenta foi desenvolvida especialmente para dispositivos móveis e une interatividade, estratégias de SEO e imagens no estilo carrossel.

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O Web Stories ou Google Web Stories é um formato de conteúdo interativo, na vertical, desenvolvido para o Google. A ferramenta foi desenvolvida especialmente para dispositivos móveis e une interatividade, estratégias de SEO e imagens no estilo carrossel. 

Apesar de ter ganhado destaque nos últimos anos e ter se tornado uma tendência no marketing digital, o Web Stories não é uma novidade. 

A ferramenta surgiu em 2018 com o nome AMP Stories do Google, com foco em ser um novo formato de publicar histórias com imagens, vídeos curtos e outros recursos similares aos do Snapchat e dos Stories do Instagram. Em 2020, a ferramenta passou por um rebranding e passou a se chamar Web Stories 

Atualmente, o Web Stories pode ser visualizado em três diferentes canais no Google, que são: Google Discover, Google Imagens e ferramenta de busca.

Por que utilizar o Web Stories nas estratégias de cuidados para a vida?

Em estratégias de cuidados para a vida, não é permitida a indexação e ranqueamento de páginas que divulguem medicamentos ou que possam induzir o uso do paciente sem prescrição. Então, como e por que usar o Web Stories no marketing digital para falar com profissionais de saúde? 

Em páginas e portais fechados, o Web Stories pode aumentar o engajamento do usuário, tempo de retenção e de visitas, já que o conteúdo melhora a usabilidade pela facilidade com a qual as informações são apresentadas. 

Além disso, também é possível criar gatilhos de interação que agucem a curiosidade do público, incentivando o clique para que a leitura continue dentro de um link no próprio site ou direcione a um novo espaço, como um blog da marca.

Quando voltado ao público em geral, a ideia é a mesma. O que muda é o direcionamento do conteúdo, que pode ser indexado, aumentando as chances de ranqueamento no Google e tráfego para novos espaços de mídia. 

Outras vantagens do Web Stories

  • Linkagem externa: o conteúdo é indexado pelo Google que o ranqueia, exibindo junto aos resultados de busca orgânica. Além disso, a parceria para linkbuilding é muito mais estratégica para esse formato, já que jamais expira;

  • Mensuração mais detalhada: a análise dos resultados pode ser feita diretamente pelo Google Analytics, sendo muito mais efetiva e completa por permitir acompanhar diferentes métricas, como origem de acesso e tempo de permanência;

  • Formato responsivo: por ser desenvolvido junto à plataforma Accelerated Mobile Pages (AMP), o conteúdo se adapta a qualquer dispositivo móvel, sendo 100% responsivo. 

No mercado digital, diversas empresas já incluíram o Web Stories em suas estratégias de marketing e vendas.



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