O Web Stories ou Google Web Stories é um formato de conteúdo interativo, na vertical, desenvolvido para o Google. A ferramenta foi desenvolvida especialmente para dispositivos móveis e une interatividade, estratégias de SEO e imagens no estilo carrossel.
Apesar de ter ganhado destaque nos últimos anos e ter se tornado uma tendência no marketing digital, o Web Stories não é uma novidade.
A ferramenta surgiu em 2018 com o nome AMP Stories do Google, com foco em ser um novo formato de publicar histórias com imagens, vídeos curtos e outros recursos similares aos do Snapchat e dos Stories do Instagram. Em 2020, a ferramenta passou por um rebranding e passou a se chamar Web Stories
Atualmente, o Web Stories pode ser visualizado em três diferentes canais no Google, que são: Google Discover, Google Imagens e ferramenta de busca.
Por que utilizar o Web Stories nas estratégias de cuidados para a vida?
Em estratégias de cuidados para a vida, não é permitida a indexação e ranqueamento de páginas que divulguem medicamentos ou que possam induzir o uso do paciente sem prescrição. Então, como e por que usar o Web Stories no marketing digital para falar com profissionais de saúde?
Em páginas e portais fechados, o Web Stories pode aumentar o engajamento do usuário, tempo de retenção e de visitas, já que o conteúdo melhora a usabilidade pela facilidade com a qual as informações são apresentadas.
Além disso, também é possível criar gatilhos de interação que agucem a curiosidade do público, incentivando o clique para que a leitura continue dentro de um link no próprio site ou direcione a um novo espaço, como um blog da marca.
Quando voltado ao público em geral, a ideia é a mesma. O que muda é o direcionamento do conteúdo, que pode ser indexado, aumentando as chances de ranqueamento no Google e tráfego para novos espaços de mídia.
Outras vantagens do Web Stories
No mercado digital, diversas empresas já incluíram o Web Stories em suas estratégias de marketing e vendas.