Toda a sua campanha é fundamentada em prevenção de doenças, para que a máquina da saúde pública tenha melhorias significativas, tanto na diminuição de filas, quanto nos gastos públicos. Suas propostas são focadas no trabalho contra a precariedade do saneamento básico, diminuindo o número de internações por doenças, o índice de mortalidade infantil e também a volta da educação em higiene, como disciplina obrigatória nas escolas.
Investir em saneamento básico é a solução para a redução de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares no Brasil. Além disso, a combinação de pobreza e saneamento básico precário, segundo dados do IBGE, leva ao falecimento de 1 criança, a cada 10 segundos. Direcionando investimentos para o saneamento básico, é possível economizar 5 vezes mais na rede hospitalar, além de diminuir doenças como cólera e hepatite.
Apoiar o investimento em atividades educacionais sobre o uso de cloro, já distribuído na saúde pública gratuitamente, é colaborar para que mais pessoas consumam água de qualidade, usem na alimentação e higienização de alimentos, para que não contraiam doenças infecciosas. Enquanto Deputado Federal, Dr Bactéria quer garantir que será utilizada mão-de-obra universitária, da área da saúde, para levar o hipoclorito até à população, convertendo estas ações em horas complementares em suas faculdades.