Quer otimizar resultados no seu negócio? Confira seis dicas para criar vídeos virais
Bruno Gomes, empresário e especialista em marketing digital, apresenta estratégias orgânicas para empresas podem capturarem mais clientes com vídeos virais
SALA DA NOTÍCIA Amplie Comunicação
20/09/2022 23h10 - Atualizado em 21/09/2022 às 00h00
Chamamos de "vídeo viral" aquele tipo de vídeo que que as pessoas compartilham entre si em larga escala, por livre e espontânea vontade, sem nenhum tipo de pagamento por parte da empresa, apenas por engajamento. O nome "viral" vem da forma como ele funciona, passando rapidamente para diversas pessoas, semelhante a atuação de um vírus.
Atualmente, essa é uma das estratégias mais eficientes nas redes sociais.
"Os vídeos virais são poderosas ferramentas de posts orgânico e têm potencial para alcançar um público imenso. Assim como os memes - que de tempos em tempos se tornam tendências no digital e transpõe os seus dizeres e brincadeiras para o mundo real -, os vídeos virais são rapidamente disseminados. As empresas tem e devem que utilizar esse recurso. É necessário ficar atento, pois cada rede social tem a sua metodologia e algoritmo, portanto, antes de fazer um vídeo viral, verifique qual rede social que será o seu alvo", comenta Bruno Gomes, empresário e especialista em marketing digital.
Confira seis dicas que o especialista utiliza como base para criar vídeos virais.
Capture a atenção nos primeiros segundos
De acordo com Bruno Gomes, independente da rede social, o imediatismo está presente. Portanto, logo nos primeiros segundos do vídeo, busque capturar a atenção do internauta. Crie vídeos de impacto, que deixem a pessoa curiosa para continuar assistindo.
Extremos Uma outra característica presente em vídeos virais é que eles são algo fora do comum. Diversos influencers utilizam os "extremos" como característica para ganhar mais audiência. Exemplo: alguns vídeos procuram apresentar a pessoa como extremamente rica, outros, apresentam pessoas que aparentemente são extremamente pobres. Ambos possuem a sua audiência. Segundo Gomes, quanto mais fora do comum for o vídeo, maiores são as chances de ele se tornar viral.
Aproveite tendências Outro truque muito utilizado é aproveitar tendências para criar vídeos virais. Seja grandes eventos como a Copa do Mundo ou eleição, ou algum fato inusitado que praticamente todo mês acontece e ganha às graças do público. Fique atento ao que ocorre no mundo e tenha o timing perfeito para publicar um vídeo que seja parte dessa tendência. Aproveitar esse engajamento é uma excelente oportunidade para tornar o seu vídeo viral.
Otimize o storytelling Todos vídeo deve contar uma boa história, mesmo que essa seja contatada em 30 segundos ou até menos. Procure criar vídeos que tenham nexo, com começo, meio e fim. Se possível, utilize um elemento surpresa nesse vídeo para ele não só chamar a atenção mas também ser compartilhado. Busque também criar vídeo que façam as pessoas se identificarem.
Utilize legendas Grande parte das pessoas passam os seus feeds com o aplicativo no mudo. Portanto, caso o seu vídeo dependa muito de som, por melhor que ele seja, terá uma possibilidade muito grande de ser ignorado. Bruno Gomes sugere a criação de legendas chamativas para os vídeos. Isso irá favorecer o engajamento dos mesmos.
Use estratégias de marketing digital Cada rede social possui um algoritmo próprio e as suas próprias metodologias. O Instagram não funciona da mesma maneira que o Tik Tok. Estude a rede social que vai utilizar. Após esse estudo, busque implementar estratégias - como hashtags, horários mais acessados e recursos da rede social em questão - para publicar o seu vídeo. Esse item é primordial para o seu vídeo ter maiores chances de engajamento.