Com o objetivo de celebrar os diferentes corpos que existem e retratar deficiências sem estigmas, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre as infâncias brasileiras, convidou a ilustradora Paloma Santos, que tem uma deficiência congênita que a levou a usar cadeira de rodas já na vida adulta, para desenhar sete representações de famosos personagens infantis, para retratar como seriam caso fossem PCDs.
A ilustradora teve como inspiração personagens como a Luna, do desenho animado ‘O Show da Luna’; a princesa Jasmine, da animação ‘Alladin’; o Naruto Uzumaki, do ‘Naruto’; o Peter Parker, do ‘Homem-Aranha’; a Mirabel Madrigal, de ‘Encanto’; o Bita, do ‘Mundo Bita’, e a princesa Elsa, de ‘Frozen’.
De acordo com Raquel de Paula, gestora do Lunetas, a representatividade é essencial para que as crianças possam sonhar em ser o que quiserem. “Por muito tempo, a única maneira que pessoas com deficiência eram retratadas na mídia era reforçando a lógica capacitista, que busca padronizar todos os corpos. Passou da hora de mudarmos isso: representatividade importa!”, afirma.
Para baixar e imprimir as artes para colorir com os pequenos, basta clicar aqui.