Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/10/2022 às 10h18min - Atualizada em 26/10/2022 às 11h20min

Novo estudo da Egon Zehnder conclui que Conselhos de Administração precisam de quatro ingredientes principais para se tornarem promotores da sustentabilidade

Pesquisa com as 100 maiores empresas do mundo revelou que, embora 80% dos conselhos já tenham comitês de sustentabilidade, faltam elementos cruciais para transformar a intenção em ação

DINO


Um relatório divulgado hoje pela Egon Zehnder, a empresa de consultoria de liderança mais importante do mundo, descobriu que, embora os Conselhos de Administração priorizem a sustentabilidade, há muita margem de melhora – e obter a composição, cultura, mentalidade e habilidades corretas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento das agendas ambientais, sociais e de governança (ESG).

O estudo, intitulado “Boards: Stepping Up as Stewards of Sustainability” [Conselhos de Administração: um passo adiante como promotores da sustentabilidade], que se baseia em informações do The 2022 Sustainability Board Report [Relatório do Conselho de Sustentabilidade de 2022], revelou que pouco mais de um quarto dos diretores e diretoras integrava um comitê pertinente e 45% dos comitês foram avaliados como comprometidos com questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

Antes da COP 27, o estudo traça um caminho para os Conselhos de Administração, descobrindo que aqueles com uma cultura de coragem, uma divergência de habilidades e uma mentalidade flexível podem ampliar esse foco para colocar o ESG no centro dos negócios.

O relatório faz quatro recomendações que poderiam ajudar as empresas a aumentar seu engajamento em sustentabilidade:

  1. Colocar o ESG no centro das atividades. Isso exige que um Conselho de Administração, guiado pela presidência, adote uma abordagem flexível, sabendo que os planos mudarãoàmedida que a jornada evoluir.
  2. Adotar a educação e a autorreflexão sobre ESG. Embora as sessões de formação e a assessoria de especialistas sejam ferramentas úteis no início da jornada de sustentabilidade, as pessoas que integram o Conselho de Administração precisam assumir a responsabilidade de serem curiosas e se manterem atualizadas sobre questões ambientais, sociais e de governança pertinentes.
  3. Garantir a diversidade de idade e gênero para desafiar mentalidades. A pesquisa constatou que Conselhos de Administração diversificados tendem a funcionar melhor do que entidades homogêneas. Embora tenha havido melhorias na mistura de gênero, as empresas se beneficiariam com a inclusão de pessoas mais jovens em seus conselhos, para estender a gama de perspectivas.
  4. Agitar a cultura e a dinâmica internas. Ser consciente do potencial de Conselhos de Administração diversificados, corajosos e visionários é um passo importante no caminho para a sustentabilidade. Eles devem desafiar as práticas atuais e debater novas formas de operar com as questões ESG no centro.

“Existe uma proeza em não aceitar o incrementalismo”, afirmou Jill Ader, presidente da Egon Zehnder. “Dê aos Conselhos de Administração a opção de ir longe e, em seguida, a opção de ir mais longe, e eles provavelmente escolherão a segunda opção.”

Para obter mais informações sobre o estudo “Boards: Stepping Up as Stewards of Sustainability” da Egon Zehnder, acesse https://www.egonzehnder.com/stewards-of-sustainability.

Sobre a Egon Zehnder

A Egon Zehnder é a empresa de consultoria de liderança mais importante do mundo, inspirando líderes a navegar por questões complexas com respostas humanas. Ajudamos as organizações a chegar ao cerne de seus desafios de liderança e oferecemos feedback e insights honestos para ajudar os líderes a perceberem seu verdadeiro ser e propósito. Nossos 560 consultores em 63 escritórios e 37 países são ex-líderes da indústria e funcionais que colaboram perfeitamente em diferentes regiões, setores e cargos para fornecer todo o poder da empresa a cada cliente, sempre. Acreditamos que juntos podemos transformar pessoas, organizações e o mundo por meio da liderança.

Para mais informações, acesse egonzehnder.com e siga-nos no LinkedIn e Twitter.

Sobre o TSBR

O Sustainability Board Report (TSBR – ou “Relatório do Conselho de Sustentabilidade”) é um projeto independente sem fins lucrativos. Nosso objetivo é mostrar diferentes dimensões de liderança sustentável e governança corporativa. Ao desenvolver boas práticas e liderança intelectual, nossos relatórios ajudam líderes individuais, organizações e investidores a entender o cenário em mudança da preparação, consciência e competência ambiental, social e de governança (ESG).

Colaboramos com lideranças empresariais, diretorias não executivas, consultorias e instituições acadêmicas para criar narrativas significativas, práticas e potentes. O TSBR também publica um relatório anual sobre a preparação ESG dos Conselhos de Administração das maiores corporações de capital aberto do mundo. Nosso trabalho tem destaque nas principais publicações acadêmicas e de negócios e é considerado um recurso confiável para obter informações sobre liderança e governança sustentáveis.

Para saber mais acesse www.boardreport.org.

Aprofunde-se mais: as principais conclusões do estudo

  1. A maioria dos Conselhos de Administração é ciente do desafio da sustentabilidade e está em diferentes estágios de participação em suas funções de gestão para integrar as questões ESG. No entanto, eles não têm as habilidades e conhecimentos para incorporar totalmente a sustentabilidade em suas atividades e responsabilidades. Fazer mudanças drásticas no funcionamento dos Conselhos de Administração requer visão e coragem.
  2. O estudo destacou uma ligação entre diversidade e compromisso com ESG e, principalmente, que as mulheres e integrantes mais jovens do conselho têm um efeito positivo na sustentabilidade corporativa. Um Conselho de Administração comprometido com a sustentabilidade também requer a combinação adequada de pessoas.
  3. Foram identificadas quatro medidas para aumentar a maturidade do conselho em termos de sustentabilidade. Isso está colocando as questões ESG no centro das atividades do Conselho de Administração, em vez de ser um elemento secundário; desenvolver as pessoas que integram o conselho por meio de educação e exposição; mentalidades desafiadoras através do aumento da diversidade; e agitar a cultura e a dinâmica internas, garantindo a mistura de pessoas.
  4. As pessoas diferem em termos de compreensão e engajamento na sustentabilidade. O Conselho de Administração pode incluir integrantes com interesse individual ou paixão em sustentabilidade, mas é pouco provável que impulsionem a ação; quem tem algum interesse em tópicos ou soluções individuais de sustentabilidade; quem irá impulsionar a mudança na organização; e quem se compromete com a sustentabilidade como um desafio sistêmico. Os conselhos precisam cada vez mais de pessoas que estão nessa “faixa de influência” mais baixa para integrar significativamente a sustentabilidade em suas atividades e decisões. A estrutura de avaliação da gestão da Egon Zehnder pode ajudar a identificar maneiras pelas quais as pessoas podem agregar valor ao Conselho de Administração.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal. 


Contato:

Stacy Drumtra, Chicago

[email protected] | Tel.: +1 312 260 8974

Martin Klusmann, Berlim

[email protected] | Tel.: +49 170 236 0101


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp