Portal Serrolândia Publicidade 728x90
22/11/2022 às 20h58min - Atualizada em 23/11/2022 às 00h04min

Copa do Mundo: o que o universo do futebol tem a nos dizer sobre saúde e vaidade masculina?

Cada vez mais vaidosos e preocupado com a saúde, os jogadores de futebol podem ser uma influência positiva para que o público masculino se preocupe mais com o autocuidado

SALA DA NOTÍCIA Érica Brito Silva
Divulgação - CBF
Novembro Azul, Dia Internacional do Homem (celebrado no dia 19), Copa do Mundo de Futebol, este mês de novembro tem tido uma forte ligação com o público masculino. Estes eventos inclusive servem de gancho para falarmos sobre temas que ainda são tabus entre uma parte dos homens: a saúde e a vaidade.

A Copa do Mundo, apesar de ser um acontecimento que atinge todos os públicos, já que futebol não é algo exclusivamente masculino, também pode servir como um gancho para que os homens que ainda acham que o autocuidado é “coisa mulher”. Afinal, o universo do futebol tem muita coisa a nos dizer, sobre a saúde e vaidade masculina.


Não é de hoje que os jogadores de futebol, além de nos representarem dentro do campo, acabam se transformando em celebridades influentes. E se antes o estereótipo de jogador era o do homem mais “desleixado”, hoje esse perfil já se mostra totalmente diferente. Eles estão cada vez mais aderindo ao mercado da beleza, se preocupando não só com a estética, como com a sua qualidade de vida de forma geral.

Um dos exemplos mais recentes foi o camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr., que virou manchete, após divulgar que estava fazendo procedimentos estéticos para cuidar da pele antes de ir para a Copa. Assim como ele, outros jogadores tanto do Brasil, quanto de outros países têm aderido às alternativas, das mais simples às mais complexas, mostrando aos homens que não há nada de errado em gostar de se cuidar.

Procedimento Estético também é “coisa de homem”
A busca por procedimentos estéticos, que vão desde os mais simples até as cirurgias plásticas, já não são mais uma exclusividade feminina. De acordo com dados da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em um período de 5 anos, a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, o que representa uma média de 31,5 procedimentos por hora.

E se no Brasil os números de cirurgias em homens não para de crescer, no mundo o cenário não fica atrás. Estatísticas da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que só em 2020 foram realizadas mais de 1,3 milhões de cirurgias plásticas estéticas em homens, o que representa algo em torno de 13,4% do total, em todo o mundo.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgiã plástica Thamy Motoki, afirma que tem percebido toda essa mudança de cenário e comenta os procedimentos que costumam ser mais frequentes.

“Esse é um movimento crescente nos últimos anos, facilmente notado nos consultórios de cirurgia plástica. Cada vez os homens estão cuidando mais do corpo, investindo na sua aparência física. Eles estão deixando mais de lado os tabus e tendo mais coragem em transformar o que os incomoda na aparência. No geral, as cirurgias mais procuradas pelo público masculino têm sido blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração e correção de ginecomastia (quando há o aumento das mamas)”, comenta a médica.

Entre os jogadores convocados pelo técnico Tite para representar o Brasil na Copa do Catar, há dois exemplos de jogadores que não estavam felizes com a sua aparência: Daniel Alves é um deles. Além de ser o veterano do elenco, ele sempre mostrou ser também um dos mais vaidosos, demonstrando inclusive o seu gosto e interesse por moda. Sendo adepto dos procedimentos estéticos, além da rotina de cuidados que ele mostra ter, Daniel já passou por uma cirurgia de otoplastia (para correção das orelhas).

Já Everton Ribeiro, apesar de ser discreto e não comentar exatamente a qual procedimento foi submetido, também demonstrou que é mais um dos homens preocupados com a aparência e que gosta de manter os cuidados com a beleza em dia. O jogador que até então era calvo, chamou a atenção de todos ao aparecer com um cabelo muito mais cheio e sem as famosas “entradas”.

Ao que tudo indica, o procedimento do qual Everton foi submetido, foi o transplante capilar. A técnica tem atraído a atenção de inúmeras celebridades e deixando muitas delas bem felizes com o resultado.
Longe de ser uma preocupação exclusiva das mulheres

E no universo da beleza há uma linha tênue entre a “vaidade” e os cuidados com a saúde é um exemplo disso são as “varizes”, um problema que causa tanto incômodos estéticos, quanto está relacionado a problemas de circulação. E ao contrário do que muitos podem pensar, não é algo que afeta só as mulheres. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, aproximadamente 38% da população geral brasileira sofre com as varizes. Destes, 45% são mulheres e 30% homens, de todas as faixas etárias.

As varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, mais comuns nos membros inferiores, que indicam problemas na circulação de retorno. Como a doença é progressiva e gera sintomas leves, o indivíduo pode demorar anos para descobri-la e tratá-la corretamente. Por isso é muito importante observar sempre.

Essa doença ainda é um tabu, e muitas pessoas não buscam tratamento por medo, vergonha ou falta de informação. “As varizes também podem afetar os homens, sim. E muitos deles têm medo de tratar por achar que só cirurgia resolve o problema. Quanto mais demora o cuidado, mas complicado pode ficar o quadro,” explica Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência no tratamento com laser para varizes.

Outros dois nomes bem conhecidos do futebol brasileiro, já foram afetados pelas varizes masculinas. Um deles foi Ronaldo Fenômeno, que às vésperas de se aposentar no ano de 2010, viu o final da carreira ser ameaçado pelos problemas com as varizes.

O craque, que na época estava atuando pelo Corinthians, não precisou ser submetido a cirurgia, mas teve que aderir as “meias de compreensão” (que em tom de brincadeira foi chamada por muitos como “meia de vó”) para se livrar do problema. Ronaldo chegou inclusive a usar as meias durante os jogos, mostrando ao público que não há vergonha nenhuma em cuidar da saúde.

E não é só os jogadores que são afetados. Atualmente no comando da seleção, o técnico Tite também enfrentou o problema em 2015. Na ocasião como técnico corinthiano, ele teve que passar pela cirurgia para retirada de varizes das duas pernas.

Com o passar do tempo, novas técnicas têm surgido e quanto mais cedo se descobre o problema, maior é a chance de não precisar se submeter a cirurgia. O Dr. Gustavo Marcatto conta que o tratamento de varizes pode ser feito com laser usando técnicas modernas, não invasivas e que necessitam de poucas sessões.

“As técnicas de tratamento para as varizes dos homens e das mulheres são as mesmas. Cada um com sua particularidade, mas, em geral, mantêm os princípios”. Podemos destacar por exemplo a técnica CLaCS (Cryo Laser & Cryo Sclerotherapy), que é um método seguro que evita em 85% dos casos a cirurgia, eliminando as varizes e os vasinhos e sem necessidade de internação ou repouso. A segunda é mais específica para varizes grossas e a veia safena. “Antigamente para tratá-la era preciso fazer cortes na perna e ficar mais de 30 dias de repouso, mas hoje, com o Endolaser não há necessidade. O paciente realiza o procedimento na própria clínica e volta para casa andando”, descreve Dr. Gustavo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp