Há mais celulares inteligentes (242 milhões) do que habitantes (214 milhões) no Brasil, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Aliás, 94% dos usuários de internet do país administram uma conta em algum site de relacionamento, conforme levantamento recente do jornal Folha de S. Paulo. Destes, 92% têm um aplicativo do WhatsApp instalado em seus smartphones.
O fenômeno traz à tona uma maior preocupação das empresas com relação ao atendimento aos brasileiros no aplicativo de mensagens pertencente ao grupo Meta. Afinal, o WhatsApp está entre os canais virtuais preferidos pela maioria (48%) das pessoas que buscam um bate-papo ao vivo com um agente, segundo um estudo do Capterra realizado em abril.
É nesse contexto que, para Roberto Dariva, diretor-geral da Code7 - empresa que desenvolve softwares para simplificação da comunicação digital entre as marcas e seus consumidores -, ganham destaque ferramentas como o HSM WhatsApp (Highly Structured Message, na sigla em inglês - Mensagem Altamente Estruturada, em português).
“No caso do WhatsApp, o recurso permite o envio de mensagens em massa, de forma ativa. Porém, é preciso seguir algumas regras: as mensagens, antes de enviadas, devem ser previamente aprovadas pela Meta, por exemplo”, explica.
Além disso, prossegue, cada conversa do HSM WhatsApp tem duração fixa de 24 horas. O cronômetro começa a valer a partir da primeira mensagem enviada, independentemente da origem - seja do cliente ou da empresa. Após ultrapassar a janela de 24 horas, a empresa deverá enviar um novo HSM para continuar a conversa.
“Em suma, a ferramenta pode ser utilizada para notificar o cliente sobre o status da entrega de um produto, realizar cobranças, disponibilizar boletos e enviar notificações, entre outros fins”, detalha Dariva. “A solução é uma alternativa para a sua empresa estabelecer um relacionamento próximo com os clientes a fim de fidelizar e personalizar o atendimento”, complementa.
Como o HSM possibilita a notificação em massa no meio corporativo?
De acordo com o diretor-geral da Code7, é possível utilizar o HSM WhatsApp para acompanhar pedidos, solicitar atendimento, enviar conteúdo, confirmar consultas médicas, fazer reengajamento de leads e convite para um evento, entre outras possibilidades.
Segundo o especialista, as mensagens de HSM devem ser criadas dentro das regras estabelecidas pelo WhatsApp. Basicamente, é preciso se atentar para fatores como:
Como ter acesso ao HSM?
Dariva destaca que as mensagens de HSM da empresa de Mark Zuckerberg são pagas. Portanto, para ter acesso a elas, é necessário criar uma conta no WhatsApp Business API. Afinal, ele é a versão mais profissional e indicada para as empresas.
“Por meio do WhatsApp Business API, é possível fazer a integração com softwares já utilizados pela sua empresa. Além disso, você pode conectá-lo a um software de atendimento e criar uma comunicação omnichannel.”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://code7.com/blog/hsm-whatsapp/?utm_source=dino&utm_medium=blog&utm_campaign=HSM