Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/12/2022 às 17h57min - Atualizada em 28/12/2022 às 00h01min

Appian Capital Brazil apoia projeto de eletrificação em veículo de alta perfomance de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Lavras

Protótipo de carro elétrico de alunos do 5 º ao 9 º ano da UFLA é composto de um motor elétrico WEG 6KW, com zero poluição ambiental e baixo nível de ruído, marca início de investimento do fundo em tecnologia e inovação

SALA DA NOTÍCIA Weber Shandwick
Divulgação
Incentivo e apoio a ciência e tecnologia, aliado ao compromisso com o meio ambiente. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, dá importante passo em sua jornada de investimentos em inovação e tecnologia e apoia equipe de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no desenvolvimento de carro elétrico de alta performance (tipo Fórmula). O projeto, fruto da primeira parceria do grupo acadêmico mineiro com o fundo que está há quatro anos no Brasil, resultou no veículo composto de um motor elétrico WEG 6KW, com zero poluição ambiental e baixo nível de ruído, além de um container de baterias Li-íon que possui melhor controle de carga e descarga e uma vida útil muito maior.

 “A troca com as universidades e o fomento à pesquisa em comunidades acadêmicas é um caminho que traz muitos benefícios para ambos os lados. Além de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, estamos apoiando o crescimento profissional desses futuros engenheiros que já chegarão ao mercado com uma experiência diferenciada e voltada para a preocupação com a sustentabilidade”, celebra Diogo Oliveira, Gerente Geral de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.


O executivo destaca que, nesses anos de atuação no mercado brasileiro, este foi um importante passo do fundo no apoio à ciência e à inovação e lembra também que, muitos dos projetos pilotos, depois de finalizados, são adaptados para o cotidiano da população comum. “Acreditamos que a tecnologia embarcada neste carro elétrico de alta performance, possa ser adaptada para o desenvolvimento de veículos eletrificados. Considerando a iminência das mudanças climáticas, é urgente estimular tecnologias que utilizam energias limpas e a mobilidade sustentável é essencial para a construção de um futuro muito mais verde” conclui.


Expandindo o compromisso com a inovação e o meio ambiente
Além de sustentável e com tecnologia inovadora, os estudantes da UFLA desenvolveram um veículo de baixo custo, sem comprometer sua eficiência e potência. O protótipo já esteve presente na Hybrid Fórmula–E, um dos principais campeonatos voltados a tecnologia e inovação no automobilismo. Iniciativas como esta visam popularizar os carros com uso de bateria elétrica, uma fonte de energia limpa, que reduz a emissão de CO2, por não utilizar combustíveis fósseis.
“Essa parceria com a Appian Capital Brazil foi muito importante para nós. É fundamental o incentivo a P&D e a comunidade acadêmica. Além disso, assim como a companhia, temos um grande interesse no desenvolvimento de projetos sustentáveis, visando um futuro sem combustíveis fósseis que, desejamos, inclusive, que a tecnologia seja migrada para o dia a dia, do cidadão comum”, comenta Vinicius de Abreu Silva, capitão de equipe da Hybrid Fórmula–E do projeto da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo dos estudantes é engajar a comunidade nesse ideal de construir um mundo mais sustentável. O grupo promove capacitações sobre meio ambiente com outras turmas na UFLA e também em escolas da região.

Sobre a Appian Capital Brazil 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory.  Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com 04 anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois ativos no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil exporta anualmente 196 mil toneladas e atingiu ao marco de 18 mil toneladas de minério mensais, com o seu modelo único de gestão, com crescimento contínuo no mercado nacional..

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Nesses anos de atuação no território brasileiro, a empresa protege 1.900 hectares de áreas naturais. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate - LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.  Para saber mais acesse: https://appiancapitaladvisory.com/pt-br/ .
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp