Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência de Araraquara (SP)

Município foi atingido por chuvas intensas e está apto a receber recursos federais para atendimento à população e restabelecimento de serviços essenciais

Por SALA DA NOTÍCIA Brasil 61
172 2 Min
<figure> <img src='https://d32exhd5j7o0z1.cloudfront.net/variants/Uo1B96JBft4VS16ZwGTVzqTQ/b5093d8b4c22d700c09f79d936318255d6b4d43d4a720e2ddd394fbbc9b7dc27' class='type:primaryImage' /> </figure> <p data-pm-slice="1 1 []">A cidade de Araraquara, em São Paulo, entrou para a lista de municípios em situação de emergência, segundo a Defesa Civil Nacional, nesta sexta-feira (6), após ser atingida por chuvas intensas. Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.</p> <p>Na quinta (05/01), <a data-tippreview-enabled="false" data-tippreview-image="" data-tippreview-title="" href="https://brasil61.com/n/governo-federal-avalia-danos-causados-pelas-fortes-chuvas-em-araraquara-sp-pmdr231780" target="_blank">os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, estiveram em Araraquara</a> para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas, que atingem a cidade desde o fim de dezembro passado, e para prestar apoio ao município.</p> <p>“A resposta e reconstrução está com a nossa Pasta e já estamos tomando as providências técnicas e orçamentárias cabíveis para ajudar a cidade. O Governo Federal vai responder a essa necessidade”, garantiu o ministro Waldez Góes.</p> <p>Além disso, técnicos do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) acompanham a situação de perto e mantêm contatos com representantes da cidade paulista para verificar a situação e possíveis demandas.</p> <h2>Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil</h2> <p>Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal estão aptas a solicitar recursos para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do <a data-tippreview-enabled="false" data-tippreview-image="" data-tippreview-title="" href="https://s2id.mi.gov.br/" target="_blank" title="">Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)</a>.</p> <p>Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.</p> <h2>Capacitações da Defesa Civil Nacional</h2> <p>A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira <a data-tippreview-enabled="false" data-tippreview-image="" data-tippreview-title="" href="http://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/capacitacoes/cursos-em-andamento" target="_blank" title="">neste link</a> a lista completa dos cursos.</p>
Fonte: https://brasil61.com
FONTE: https://brasil61.com/n/defesa-civil-nacional-reconhece-a-situacao-de-emergencia-de-araraquara-sp-pmdr231783