Portal Serrolândia Publicidade 728x90
01/02/2023 às 20h45min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

Carnaval: origem, datas e quando chegou ao Brasil

O que é o Carnaval significado?

SALA DA NOTÍCIA SAMARA MIRANDA DE PAIVA

Carnaval

O Carnaval é um dos festivais populares mais antigos e renomados do mundo ocidental, sendo a maior celebração do Brasil. Suas raízes podem ser rastreadas até a Idade Média e sua conexão com o cristianismo. O carnaval foi trazido para o Brasil durante o período colonial, com vários jogos, como o entrudo. No século XX, vários ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, o samba, o maracatu e o frevo são vistos como seus símbolos icônicos. O carnaval tem sido o principal festival popular brasileiro desde a década de 1930, com blocos de rua ocorrendo nas principais cidades e nos desfiles das escolas de samba.

Qual a origem do Carnaval?


Acredita-se que o Carnaval, um festival que surgiu durante a Idade Média, tenha suas raízes em épocas anteriores. Historiadores têm procurado traçar suas origens para as celebrações de vários povos, como os mesopotâmicos, os gregos e os romanos. A ideia de “mundo de cabeça para baixo”, um elemento central do carnaval medieval, foi adaptada de uma festa mesopotâmica. Enquanto isso, os gregos e romanos celebravam festas em honra de Dionísio (Baco para os romanos), que encorajava a bebida e outras indulgências carnais.  Assim, enquanto o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, muitas de suas práticas foram herdadas de civilizações anteriores.

Durante a Idade Média e a consolidação da Igreja Católica, o controle sobre os impulsos festivos da população foi procurado. As festas eram vistas como excessivas e, portanto, propensas a práticas pecaminosas. Para resolver isso, a Igreja estabeleceu a Quaresma - um período de 40 dias de contrição e jejum que antecedeu a Semana Santa. A rigidez e restrição deste período fez com que o ímpeto festivo da população fosse condensado para as semanas e meses anteriores à Quaresma. Este período foi chamado Carnis levale - que significa "tirar a carne" - como era o momento de expressar desejos antes de começar a Quaresma.

Carnaval durante a Idade Média era uma longa celebração, geralmente ocorrendo logo após o Natal e antes da Quaresma. Era comum para atos cômicos, performances teatrais e grandes quantidades de comida e bebida, incluindo carne, que normalmente não estava disponível para a maioria das pessoas durante o resto do ano. Para saber mais sobre as origens do Carnaval, leia nosso texto.

Carnaval brasileiro

O Carnaval no Brasil é o maior festival popular do país, e é uma festa itinerante. Sua data é determinada pelos critérios que definem a data da Páscoa - o que significa que, uma vez que a Páscoa é determinada, a terça-feira de carnaval é fixada 47 dias antes. Para os próximos 2 anos, as datas do Carnaval serão as seguintes:

2023: 21 de fevereiro

2024: 13 de fevereiro

Todos os anos, o maior festival popular do nosso país, o Carnaval, atrai milhões de pessoas para as ruas. É também um importante evento econômico, com bilhões de reais circulando nesse período. As maiores festas de rua são em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Nordeste


O Carnaval brasileiro é conhecido por seus vibrantes quarteirões celebrados em quatro grandes cidades. Salvador é especialmente conhecida por seus desfiles elétricos de 'trio' e sua música tradicional axé. Em 2019, cerca de 1,7 milhão de pessoas compareceram ao Carnaval de Salvador.

Em Recife, o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, atraiu cerca de 2 milhões de foliões para a capital pernambucana. O Carnaval de Pernambuco também é comemorado com danças tradicionais, a música frevo e o desfile das icônicas bonecas de Olinda na cidade vizinha.

Sudeste


A região Sudeste do Brasil é conhecida por seus quarteirões nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante o Carnaval, aproximadamente 7 milhões de pessoas lotam as ruas de São Paulo, enquanto no Rio de Janeiro, o número de pessoas chega a 5 milhões. Ambas as cidades também ostentam desfiles tradicionais da escola de samba; São Paulo vem ocorrendo desde 1950 e foi oficializado em 1968 com apoio público, enquanto o Rio de Janeiro faz parte do Carnaval desde 1932, tornando-se um evento oficial em 1935. O desfile do Rio de Janeiro é um símbolo internacionalmente reconhecido do carnaval brasileiro. Você que é mulher não se esqueça de se produzir para o carvanal ,dirija-se ao salão de beleza mais perto de sua casa, coloque cilios, faça as unhas e va para o desfile de sua cidade.

Quando o Carnaval chegou ao Brasil?

Os colonizadores portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil, e os historiadores acreditam que foi estabelecido entre os séculos XVI e XVII. A prática inaugural do festival foi o Entrudo, que ocorreu pela primeira vez no Rio de Janeiro e foi realizada pouco antes do início da Quaresma.

O Entrudo destacou a atmosfera de escárnio jovial que reinou o Carnaval e foi uma piada comum até meados do século XIX. Sua forma mais tradicional era conhecida como “molhadura”, que envolvia pessoas jogando líquidos fétidos umas nas outras, como água suja, lama e até urina.

No entanto, as águas aromatizadas também foram usadas no Entrudo, e foi participado por ambas as classes superiores e inferiores. Além disso, foi um momento de namoro, particularmente entre famílias em ambientes mais íntimos.

Com o tempo, a prática das elites usando máscaras durante as festividades foi substituída no século XVIII por aristocratas europeus. Isso deu lugar ao surgimento de bailes de máscaras no Brasil. No século XIX, as danças tornaram-se cada vez mais populares e, com o estabelecimento das sociedades carnavalescas, foram trazidas ao público. Como resultado, mascarar-se durante o Carnaval brasileiro tornou-se um costume estabelecido.

À medida que as sociedades carnavalescas se tornaram públicas, o envolvimento das pessoas nas festividades durante o século XX contribuiu para o nascimento de ritmos que incluem influências africanas no Rio de Janeiro. Isso levou ao surgimento de desfiles escolares de samba e samba na década de 1930 como um elemento essencial do nosso Carnaval. O sucesso das escolas de samba culminou na construção e inauguração do Sambódromo em 1984, palco dos desfiles no Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp