Portal Serrolândia Publicidade 728x90
08/02/2023 às 21h30min - Atualizada em 09/02/2023 às 00h00min

Câncer de pênis: 25% dos homens acometidos com a doença têm o membro amputado. Saiba como evitar o tumor

Em 2022, o Brasil registrou 1.933 casos de câncer de pênis e 459 amputações. Os casos são mais frequentes nas regiões Norte e Nordeste

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
O urologista Carlos Souza fala sobre a prevenção ao câncer de pênis - Foto: Pedro França
O câncer de pênis é mais comum em homens com mais de 50 anos, mas atinge também homens mais jovens, ambos os grupos precisam manter bons hábitos de higiene.

“Pessoas incircuncisas e infectadas com o vírus HPV (papilomavírus humano) têm maior probabilidade de serem diagnosticadas com esse tumor.”, esclarece o médico urologista Carlos Souza. E complementa: “O pênis deve ser lavado diariamente com água e sabão, uma maneira bastante simples de prevenir o câncer e outras infecções”. 

Sinais - O tumor se manifesta por uma ferida ou úlcera persistente. Além disso, o órgão pode apresentar um tumor localizado na glande (cabeça), prepúcio ou corpo do pênis. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação. O tumor também aparece como caroços na virilha, que podem ser sinal de doença avançada. O paciente deve consultar um urologista.

Prevenção do câncer peniano:

•Limpeza adequada do pênis com água e sabão, puxando o prepúcio para limpar a cabeça. A limpeza deve ser feita diariamente e após a relação sexual.
•Vacinação contra o HPV (também disponível pelo SUS, para determinada faixa etária).
•Postectomia (remoção do prepúcio/cirurgia de fimose) quando a pele que cobre a cabeça do pênis não permite higiene adequada 
•Uso de preservativo para prevenir infecções causadas por doenças sexualmente transmissíveis (por exemplo, HPV)

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o Brasil registrou 7.213 amputações de pênis nos últimos 14 anos. Em 2022, o país registrou 1.933 casos de câncer de pênis e 459 amputações. A frequência maior do  câncer de pênis acontece no Norte e Nordeste.

A SBU institui fevereiro como o da prevenção ao câncer de pênis, pois, neste mês é lembrado o Dia Mundial do Câncer.

Colaborou com a matéria o médico urologista Carlos Souza – Diretor Médico da CS Uro, no Recife/PE
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp