Você já deve ter ouvido falar no conceito de cloud computing (computação em nuvem), não é mesmo? Afinal, trata-se de uma tendência para o futuro, que resulta agilidade, segurança e redução de custos. Com o bom uso dessa tecnologia, o PABX em nuvem está cada vez mais presente no cotidiano de empresas. Uma solução para empreendimentos de todos os portes e segmentos.
Segundo o especialista em cloud e um dos sócios da Vercan Tecnologia, Síber Eduardo Cintra, o PABX em nuvem é um sistema de telefonia que, ao contrário de um PABX antigo que ocupa lugar e gera manutenções custosas, com um formato de software. “Ele fica alocado em um servidor externo e a única coisa que você precisa para colocá-lo em funcionamento é a conexão com a internet”, aponta Cintra.
Mas como funcionariam os custos com telefonia, já que as chamadas e suas múltiplas funcionalidades passam exclusivamente pela internet?
“Com este tipo de tecnologia, dá para abrir mão de telefonistas, alto custo com serviços telefônicos e todas as dificuldades estruturais para montar um modelo de atendimento mais produtivo e otimizado”, diz o especialista, que aponta abaixo as 6 vantagens em usar o PABX em nuvem:
1. Redução significativa de custos
A telefonia digital pode reduzir em até 70% os atuais custos de sua empresa com esse tipo de serviço. Afinal, o PABX em nuvem é uma solução completamente digital, abrindo mão das taxas abusivas e dos custos por minuto de ligação. Portanto, com essa redução de custos significativa nas chamadas, você pode direcionar seus investimentos para outras áreas da empresa.
2. Maior segurança
Os sistemas digitais geram mais controle e segurança, já que as alterações necessárias em seu PABX em nuvem podem ser gerenciadas diretamente do seu navegador. Além disso, a tecnologia em nuvem oferece muitas facilidades como, por exemplo, a gravação de chamadas.
3. Elimina gastos com manutenção
Com o PABX convencional pode ocorrer inatividade, em caso de falhas, e gerar custos para dar manutenção com o tempo. Isso gera grande transtorno para a empresa, pois um sistema de chamadas inativo pode impactar diretamente na produtividade dos funcionários que dependem de fazer ligações durante o seu trabalho.
Com o PABX em nuvem isso pode ocorrer com uma frequência muito menor. Com os provedores de internet de banda larga, o usuário quase não percebe o dano, pois, normalmente os sistemas são duplicados e se um falhar o outro é acionado de forma automática.
4 Maior produtividade
Como resultado, o servidor na nuvem, o colaborador pode se conectar de forma remota de qualquer lugar que ele estiver, através de uma conexão de internet. Basta informar o IP, a senha e o ramal e enviar ao gestor o relatório de produtividade. Além disso, é possível também mensurar qual está sendo o custo gasto em cada ligação, o que ajuda a medir a produtividade dos colaboradores.
5. Mais espaço de trabalho com PABX em nuvem
Chega de infraestrutura convencional de tecnologia, com fios emaranhados, por baixo das mesas, e conexões de todo tipo para o seu funcionamento. Isso não existe com a telefonia digital. Todos os recursos também são utilizados via internet, o que dispensa as instalações e cabeamentos para colocar a sua empresa em contato com os clientes e clientes em potencial.
6 Portabilidade na telefonia IP
Em caso de home office , o funcionário pode levar seu ramal para qualquer lugar que tenha acesso a internet, aumentando a demanda e redução de custos.
Saiba mais no site www.vercan.com.br