Portal Serrolândia Publicidade 728x90
11/03/2023 às 16h18min - Atualizada em 12/03/2023 às 00h00min

Gravado no Jardim Botânico (RJ), videoclipe Sabiá - Saudade do Brasil é novo lançamento do projeto Ecomúsica, de Fábio Caramuru

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
http://www.ecomusico.com.
Reprodução / Youtube

Idealizado pelo pianista e compositor Fábio Caramuru, o projeto Ecomúsica: Vozes da Natureza tem novo lançamento: o videoclipe “Sabiá, Saudade do Brasil”. A iniciativa tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú Unibanco.

Disponível no Youtube, a obra audiovisual foi gravada em dezembro de 2022 no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), e traz, além de Fábio Caramuru, as cantoras Vânia Bastos Paula Morelenbaum, o violoncelista Jaques Morelenbaum e o violinista Ronaldo Rayol – em ação em meio às belezas naturais do parque. A direção, fotografia e montagem é de Otávio Dias.


Cada vídeo da série Ecomúsica é dedicado a uma personalidade da música brasileira e, desta vez, a homenageada será a cantora Gal Costa (1945-2022), pela relevância de seu legado artístico e trajetória. 

“The Wings Suite, Op16 Nº 8 - Sabiá, Saudade do Brasil” foi concebida a partir da canção “Sabiá”, originalmente incluída no álbum Conversas de Um Piano Com a Fauna Brasileira, lançado por Caramuru em 2015. Trata-se de uma versão mais complexa do arranjo original, com acréscimo de duas cantoras e dois instrumentistas. A letra, por sua vez, é baseada no poema Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias (1823-1864), considerado uma das primeiras referências do romantismo brasileiro.

Caramuru lembra que o poema original de Gonçalves Dias refletia sua angústia em relação ao Brasil enquanto vivia o exílio em Portugal, em meados do século 19. “Quando passei a trabalhar nesta nova versão, no segundo semestre de 2022, este sentimento também se fez presente. Ele exprimiu a esperança de mudança, de tempos melhores no país, após um longo período de incerteza”, compara.

EcoMúsica
O Projeto EcoMúsica existe desde 2013, como uma iniciativa artística pioneira que une música
e sons da natureza, ressaltando a riqueza da fauna brasileira e a necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental. Já foram produzidos dois álbuns (“EcoMúsica: Conversas de Um Piano Com a Fauna Brasileira” e “EcoMúsica Aves”), além de uma série de vídeos musicais, disponíveis nas plataformas digitais, redes sociais e no site www.ecomusico.com

A iniciativa abrange também a produção de espetáculos ao vivo. Para este formato, videoartes especialmente criadas pela artista Cecília Lucchesi reforçam a ligação entre as sonoridades captadas e os elementos da natureza. A próxima apresentação será no dia 12 de março de 2023, em Funchal (Portugal), em razão de um prêmio recebido por Fábio Caramuru, concedido pela Câmara Municipal local. O reconhecimento prevê uma residência artística na Ilha da Madeira, para criação de um novo álbum da série EcoMúsica.

O projeto tem sido apoiado e reconhecido por instituições como o Greenpeace Internacional, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, prefeituras de diversas cidades brasileiras, embaixadas e consulados brasileiros pelo mundo e organismos internacionais do Japão e do Canadá. Mais informações: www.vozesdanatureza.com.br.

Sobre Fábio Caramuru
O pianista e compositor Fábio Caramuru destaca-se pela diversidade de suas atuações como artista, idealizador e diretor de múltiplos projetos musicais e culturais. Nos últimos anos, vem consolidando sua carreira artística, dedicando-se principalmente à obra de Tom Jobim e ao seu instigante projeto autoral, EcoMúsica, que desenvolve desde 2013.

Trata-se de uma iniciativa artística pioneira que une criação musical e sons da natureza, agregando, ainda, uma importante missão de alerta para a preservação do meio ambiente. Diferentemente de abordagens já conhecidas pela audiência, nas quais os sons da natureza inspiram, ambientam ou ilustram uma música, no projeto EcoMúsica as amostras sonoras fundamentalmente representam a origem da obra.

Dessa forma, EcoMúsica consiste em compor e interpretar tendo como ponto de partida os sons coletados na natureza, que integram a obra e caracterizam a sua essência. A criação musical acontece em simbiose com esses sons, associados a imagens, no caso dos vídeos.

O projeto já deu origem aos álbuns “EcoMúsica Conversas de um piano com a fauna brasileira” (2015) e “EcoMúsica Aves” (2018); e aos vídeos CigarraTico-ticoBem-te-viHarpiaArarasHidorigamoQuero-queroTangará e Amazônia Uirapuru, disponíveis no YouTube.

As apresentações ocorrem em diversos espaços do estado de São Paulo, tais como o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, Sala São Paulo, Japan House São Paulo, unidades do SESC, unidades do SESI, Catedral da Sé e Memorial da América Latina; no Rio de Janeiro, no CCBB-RJ e Jardim Botânico; e ainda em países como Canadá e Japão. 

ECOMÚSICA – VOZES DA NATUREZA
VIDEOCLIPE: ‘SABIÁ, SAUDADES DO BRASIL’
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=w3mtPA9Zed0


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp