Portal Serrolândia Publicidade 728x90
06/04/2023 às 18h58min - Atualizada em 08/04/2023 às 00h00min

Dia Mundial da Saúde: AVC é a doença que mais mata no Brasil

Condição foi responsável por 1626 hospitalizações, em 2022, no DF

SALA DA NOTÍCIA Matheus Souza
peterschreiber.media/istock

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data tem objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças e o cuidado com o corpo e a mente. E um dos temas de grande importância no campo da saúde é o  Acidente Vascular Cerebral (AVC), que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo. De acordo com a Organização Mundial do AVC (OMS), a doença é que mais mata no Brasil, com 70 mil óbitos todos os anos.

 

No Distrito Federal, em 2022, cerca de cinco pessoas com AVC foram internadas diariamente. Os dados da Secretaria de Saúde mostram ainda que, no total, foram 1626 hospitalizações pela doença. O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explica que o AVC ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada região do cérebro, causando a morte das células cerebrais e comprometendo as funções neurológicas.

 

Segundo o especialista em doenças cerebrovasculares, os sintomas do AVC incluem fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar ou compreender a fala, visão embaçada e dor de cabeça intensa. “Caso o paciente apresente algum desses sinais, é fundamental buscar atendimento médico imediato, pois quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de recuperação”, alerta o médico. 

 

Victor ressalta que, para prevenir o AVC, é necessário adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. Além disso, é importante controlar os fatores de risco para a doença, como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado.

 

“Neste Dia Mundial da Saúde, é fundamental lembrar da importância de cuidar da nossa saúde e prevenir doenças como o AVC. Cuidar do corpo e da mente é um ato de amor-próprio e de responsabilidade com a própria vida”, diz o especialista. 

 

Confira algumas dicas do especialista para manter hábitos saudáveis: 

 
  • Controle da pressão arterial: manter a pressão arterial dentro dos limites saudáveis é uma das melhores maneiras de prevenir o AVC. Consulte um médico regularmente para medir sua pressão arterial e tomar medidas para controlá-la, se necessário.
  • Controle do colesterol: manter níveis saudáveis de colesterol é importante para prevenir o AVC. 
  • Alimentação saudável, exercícios regulares e medicamentos podem ajudar a controlar o colesterol.
  • Controle do diabetes: pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver AVC. Manter níveis saudáveis de açúcar no sangue pode reduzir esse risco.
  • Exercício físico regular: o exercício regular pode ajudar a prevenir o AVC, melhorando a saúde cardiovascular e controlando fatores de risco como pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.
  • Redução do consumo de álcool e tabaco: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco para o AVC. Evite o tabaco e limite o consumo de álcool.
  • Controle do estresse: o estresse crônico pode aumentar o risco de AVC. Encontre maneiras de controlar o estresse, como meditação, ioga ou outras atividades relaxantes.
  • Tratamento de doenças cardíacas: doenças cardíacas, como fibrilação atrial, aumentam o risco de AVC. Consulte um médico para tratamento e controle dessas condições.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp