Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/04/2023 às 20h48min - Atualizada em 27/04/2023 às 00h01min

78% dos e-commerces do Brasil já aceitam pagamento via Pix

Levantamento aponta Pix como a segunda maior modalidade de pagamento nos e-commerces

SALA DA NOTÍCIA Redação
Pixabay

Os dados foram coletados no primeiro semestre e fazem parte do Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos. O levantamento mostra o aumento do Pix em diferentes formas de transações, como as online. De acordo com a pesquisa, a nova modalidade empata com a de pagamento via boleto e fica atrás apenas dos pagamentos com cartão de crédito.

Segundo a entidade, o crescimento exponencial do recebimento via Pix nas compras pela internet tem potencial para alcançar 92% até julho de 2023. Lançado em novembro de 2020, a aceitação via Pix iniciou janeiro de 2021 com 16,9%, à época era a quinta forma de pagamento mais aceita no país. Com quase dois anos chega ao patamar de 78%.

Para os lojistas o recebimento via Pix traz um ganho de fôlego para o fluxo de caixa. “O Pix é uma modalidade de pagamento que beneficia tanto o cliente quanto o comerciante, pois o consumidor de hoje em dia busca agilidade e praticidade, já o lojista quanto menos custo ele tiver melhor para o seu negócio e isso o Pix proporciona”, ressalta o founder e CEO da SnowGO, Pedro Castro.

O Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos analisou 59 lojas online de relevância no mercado brasileiro, dos mais diferentes segmentos que juntas representam 85% do e-commerce do Brasil. 

Outro dado importante identificado no levantamento aponta que muitas empresas têm proporcionado incentivos para pagamentos por Pix. 24% das lojas que aceitam pagamento nessa modalidade oferecem algum tipo de desconto para os clientes.

“Essa é uma forma não apenas de incentivar o cliente a pagar com Pix, mas também de fidelizar, pois além do desconto a experiência de compra é um grande atrativo, afinal o cliente não precisa ficar esperando muito tempo a confirmação da compra, tendo em vista que o pagamento consta em minutos”, explica Pedro.

Em menos de dois anos de existência, essa é a primeira vez que o Pix empata com a modalidade de pagamento por boletos, que também aparece na pesquisa com 78% de aceitação nos e-commerces. Por sua vez, as vendas por crédito ainda dominam as transações nos comércios eletrônicos, sendo aceito por 98,3% dos varejistas, ocupando com isso o primeiro lugar.

Confira a seguir as principais vantagens do Pix para o varejo

  1. Agiliza pagamentos

Uma das principais vantagens do pagamento via Pix é a agilidade no pagamento, pois permite o cliente efetuar uma compra a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, incluindo os feriados. A instantaneidade do pagamento é o principal atrativo, pois a partir do momento em que o cliente efetua o pagamento da compra, até o dinheiro cair na conta do comerciante, se gasta um tempo médio de dez segundos. 
 

  1. Melhora a experiência do cliente

Outra vantagem a se considerar é que essa modalidade proporciona uma melhor experiência de compra para o cliente, afinal não depende da confirmação do banco para saber se a compra foi aprovada. A instantaneidade segue sendo o principal aliado dessa modalidade, o que permite que a entrega seja feita de forma mais rápida.
 

  1. Reduz custos operacionais

Pagamento via Pix não necessita de intermediário (PagSeguro) para a efetivação da transação, isso porque o próprio sistema bancário se conecta com o Banco Central e faz a mediação, reduzindo com isso os custos para o lojista. Sem contar as taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

 

  1. Elimina intermediários

Conforme explicado anteriormente, as transações via Pix acontecem diretamente entre pagador e recebedor, não havendo a necessidade de intermediários. 

 

  1. Aumenta o fluxo de caixa

Pagamento via Pix aumenta o fluxo de caixa da empresa, o que pode facilitar na reposição de mercadorias ou investimentos em várias áreas da empresa. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp