Portal Serrolândia Publicidade 728x90
19/06/2023 às 09h16min - Atualizada em 19/06/2023 às 10h20min

Saúde mental e vida profissional vêm se tornando sinônimos

A saúde mental e o sucesso profissional são dois componentes vitais da vida de um indivíduo. A saúde mental refere-se ao bem-estar psicológico geral de um indivíduo, enquanto o sucesso profissional refere-se à conquista de metas e objetivos de carreira. A relação entre esses dois aspectos têm sido objeto de intensa pesquisa nos últimos tempos.

DINO
https://www.instagram.com/mendesjr.mario/
Saude mental e sucesso profissional


Numerosos estudos mostraram que indivíduos com boa saúde mental são mais propensos a ter sucesso em suas carreiras. De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e os transtornos de ansiedade são dois dos problemas de saúde mental mais comuns em todo o mundo e podem afetar negativamente a produtividade e o desempenho no local de trabalho.

Um relatório da Fundação de Saúde Mental afirma que o estresse é um dos maiores fatores que contribuem para a má saúde mental no local de trabalho. Altos níveis de estresse podem levar à ansiedade, depressão e esgotamento, os quais podem afetar o desempenho no trabalho e levar à redução da produtividade.

Uma recente pesquisa mostrou que existe uma forte correlação entre saúde mental e sucesso profissional. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental descobriu que indivíduos com boa saúde mental têm maior chance de alcançar o sucesso profissional. Da mesma forma, uma pesquisa realizada pela American Psychological Association (APA) descobriu que indivíduos que relataram níveis mais altos de satisfação no trabalho tiveram melhores resultados de saúde mental 

Ainda segundo a mesma pesquisa, vários fatores podem influenciar a relação entre saúde mental e sucesso profissional. Um fator significativo é o estresse no local de trabalho. O estresse relacionado ao trabalho é uma causa comum de problemas de saúde mental, o que pode afetar negativamente o desempenho profissional de um indivíduo. Outro fator é a cultura do local de trabalho. Uma cultura positiva no local de trabalho que promova a saúde mental e o bem-estar pode influenciar positivamente o desempenho profissional de um indivíduo.

Além disso, os traços de personalidade de um indivíduo também podem afetar a relação entre saúde mental e sucesso profissional. Uma pesquisa divulgada pela Forbes, mostrou que indivíduos que exibem níveis mais altos de resiliência, inteligência emocional e mentalidade de crescimento têm maior probabilidade de alcançar o sucesso profissional e manter uma boa saúde mental.

Ainda segundo dados da mesma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Mental, a má saúde mental pode ter um impacto negativo no sucesso profissional de um indivíduo. Condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e esgotamento, podem levar à redução da produtividade, absenteísmo e comprometimento da capacidade de tomada de decisão Além disso, condições de saúde mental não tratadas também podem levar à perda do emprego, o que pode agravar ainda mais os problemas de saúde mental do indivíduo.

Por outro lado, o sucesso profissional pode impactar positivamente na saúde mental de um indivíduo. Atingir metas e objetivos de carreira pode levar a um sentimento de realização e autoestima, o que pode melhorar os resultados de saúde mental de um indivíduo, de acordo com a APA. Além disso, uma renda estável e segurança no emprego podem reduzir o estresse financeiro, que é uma causa comum de problemas de saúde mental.

Para o especialista da área da saúde, Mario Mendes Jr, fundador da MultUSA, "As pessoas têm a responsabilidade de priorizar sua saúde mental e bem-estar. Práticas de autocuidado, pode ajudá-los a manter bons resultados. Além disso, buscar ajuda profissional quando necessário pode melhorar a saúde mental de um indivíduo e aumentar suas chances de alcançar o sucesso profissional". 



Website: https://www.instagram.com/mendesjr.mario/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp