Portal Serrolândia Publicidade 728x90
21/06/2023 às 19h08min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h00min

Nova etapa: SP avança na construção de moradias sustentáveis em São Sebastião

Unidades construídas pelo governo de São Paulo vão abrigar moradores atingidos pelas chuvas de fevereiro em São Sebastião

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/nova-etapa-sp-avanca-na-construcao-de-moradias-sustentaveis-em-sao-sebastiao/
DownloadDivulgação: Governo de SP
SP começa nova etapa de construção de moradias sustentáveis em São Sebastião

Sete camadas de materiais compõem as paredes que percorreram o trajeto do Paraná até o litoral norte de São Paulo, dando continuidade a uma nova etapa para a construção de moradias sustentáveis em São Sebastião. As unidades vão abrigar moradores atingidos pelas chuvas em fevereiro. O investimento do Governo de São Paulo na obra é de R$ 72 milhões.

As estruturas são fabricadas pela empresa Tecverde em modelo industrial e por isso sua velocidade de construção é mais rápida do que um edifício convencional. É o que explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco:  “Hoje (quarta-feira) levantamos um apartamento inteiro do térreo e, até o final desta semana, chegaremos até o final do edifício. A previsão é que as primeiras 200 unidades sejam entregues às pessoas até outubro”, contou.

Já a conclusão total da obra está prevista para dezembro. No bairro da Baleia Verde, serão erguidas 518 moradias: dois conjuntos habitacionais com apartamentos, totalizando 30 edifícios de quatro pavimentos, com quatro apartamentos de 41 m² por andar. Haverá ainda 20 unidades térreas e 18 moradias para pessoas com deficiência, além de quatro centros de apoio ao condomínio.

A tecnologia utilizada pela empresa Tecverde é chamada de “wood frame”. Entre as sete camadas que compõem a chapa, estão uma estrutura de madeira, uma chapa de concreto do lado de fora e uma camada de gesso acartonado do lado de dentro, e uma membrana hidrófuga, que oferecem proteção contra fogo, impermeabilidade e durabilidade, explica José Márcio Fernandes, engenheiro e chefe de tecnologia da empresa.

Para prevenir possíveis alagamentos, os prédios serão construídos mais de um metro acima do nível da rua. Além disso, o governo também planeja ações para tratamento e escoamento de água na região. “Existe um plano para que a Sabesp faça todo o abastecimento de água desta região até o final de dezembro. O DER também está viabilizando uma metodologia de drenagem com uma tubulação maior por baixo da rodovia que vai permitir que não haja mais alagamentos inclusive na rua”, explica Branco.

O Governo do Estado também vai construir outras 186 unidades no sistema de alvenaria estrutural na região de Maresias. Serão quatro edifícios com quatro pavimentos, com oito apartamentos de 44 m² por andar, construídos em um terreno de 12 mil m². O investimento total previstos nas obras é de R$ 210 milhões.

O post Nova etapa: SP avança na construção de moradias sustentáveis em São Sebastião apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp