Portal Serrolândia Publicidade 728x90
07/07/2023 às 15h17min - Atualizada em 09/07/2023 às 00h00min

A maranhense Fran Reis disputa o Mundial de Futebol Social nos Estados Unidos

Atleta está entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia

SALA DA NOTÍCIA Doro Jr.
Francielle dos Reis de Sousa, a Fran Reis, deixou sua cidade, São Luís, para viver um sonho: representar o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup), em Sacramento, na Califórnia (EUA). A maranhense é uma das oito convocadas para a seleção brasileira de futebol social que vai em busca do tetracampeonato, com patrocínio da CNC. O torneio será realizado a partir deste sábado (8) e até o dia 15.

A equipe é formada por jovens carentes de projetos sociais de seis estados do Brasil. O País é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino (2010). Nesta edição 2023, disputará com uma seleção única - o torneio masculino permite a inclusão de meninas.


"Estou muito feliz e, também, muito grata por ter a oportunidade de fazer parte desse grupo. É uma experiência linda", afirma Fran, 20 anos, que joga futebol de campo e é meia atacante.

Fran não esconde seu maior sonho: ser uma atleta profissional. E uma jogadora, em especial, inspira a busca por esse futuro. "Tenho como ídolo a Marta, minha inspiração. Quero jogar em clubes grandes e, claro, poder um dia vestir a camisa da seleção brasileira como ela", garante a maranhense.

Transformação social com o futebol - Os jogadores brasileiros foram definidos após a disputa da Copa Futebol Social, realizada em Mongaguá, no litoral paulista, em janeiro deste ano. Além de Fran, são eles: o goleiro Gui Oliveira (Brasília), Kaylane Jufo (Rio de Janeiro/RJ), Yan Brendo (Rio de Janeiro/RJ), Kaike Silva (Bocaina/SP), Dani Santos (São Paulo/SP), Inácio Neto (Milagres/CE) e João Victor (Tomé-Açu/PA). O técnico é Pupo Fernandes, com Tiago Ferreira Guimarães como auxiliar técnico, ambos de São Paulo.

O Futebol Social conecta jovens e comunidades carentes, contribuindo para a transformação social por meio do futebol. Mais do que as vitórias, as conquistas, esses atletas buscam um sonho. De, por meio do esporte, enxergar um futuro. A ONG Futebol Social organiza competições como o Circuito Futebol Social e a Copa Futebol Social. Um movimento pioneiro, promovido ano a ano, que dá aos jovens carentes a chance de conhecer, com o esporte, outras realidades. Com os jogos, leva confraternização, lazer e diversão não só para os atletas, mas para seus familiares e amigos. 

Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da ONG.

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup).

A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp