Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/07/2023 às 16h16min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h00min

Tiquinho Soares é fogo! Buscas pelo jogador disparam no Google

Consolidado na Europa, atacante paraibano é o goleador do Campeonato Brasileiro 2023 e protagonista da surpreendente campanha do Botafogo

Joaquim da Silva
Marcelo de Jesus.

Tiquinho Soares é um experiente jogador de futebol com 32 anos que já atuou por diversos clubes brasileiros, europeus e asiáticos. É um centroavante corpulento e inteligente com muito faro de gols.

Por onde passou, marcou muitos gols e, hoje, é um dos melhores jogadores em atuação no Campeonato Brasileiro. Para se ter uma ideia, o atleta chegou a 22 gols marcados só em 2023 pelo clube da Estrela Solitária. Desses, 11 foram no Brasileirão. 

Além disso, dados estatísticos mostram que ele tem média de 1 gol a cada 140 minutos em campo, e é responsável direto por 22 dos 79 gols do time no ano, o que representa 27,8%. Se contarmos com as 8 assistências do centroavante, ele participou ativamente de 37,9%. 

O desempenho do jogador e da equipe carioca na competição - que alcançou a liderança isolada - fizeram com que as buscas por Tiquinho no Google saltassem repentinamente, conforme mostra a ferramenta Google Trends.

Neste artigo, falaremos sobre esse interesse dos usuários pelo jogador e sobre sua carreira no futebol. Acompanhe!

Quem é Tiquinho Soares?

Francisco das Chagas Soares dos Santos nasceu no dia 17 de janeiro de 1991, na cidade de Sousa, na Paraíba. E foi justamente pela região Nordeste do Brasil onde deu os seus primeiros passos como jogador profissional de futebol.

 

O atleta foi revelado pelo Corinthians de Alagoas e passou por vários clubes antes de decidir que a sua carreira profissional não seguiria mais no Brasil. Foi em 2015 quando decidiu se mudar para a Europa e começar sua carreira em Portugal, ficando por 3 temporadas.

 

Em 2020, ele partiu para a Ásia para defender o Tianjin Teda, da China, e voltou ao Velho Continente em 2021 para jogar pelo Olympiacos, da Grécia. Sua volta ao Brasil aconteceu 1 ano depois, em 2022, quando foi anunciado pelo Botafogo, clube que atualmente faz uma participação histórica no Brasileirão 2023. 

De Francisco Soares para Tiquinho Soares 

O jogador foi apelidado ainda na infância como Tiquinho Soares. Isso porque, quando criança, diferente do que se vê hoje, ele era pouco avantajado fisicamente.

Os tempos mudaram e o centroavante se tornou um jogador alto com 1,87m de altura e um porte físico desenvolvido, até mesmo para os padrões de atletas do futebol. Esbanja muita força explosiva, velocidade e resiliência, porém, o apelido não o abandonou.

 

Por que as buscas pelo jogador aumentaram?

Tiquinho Soares vem fazendo uma temporada memorável. Não à toa, é o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro. Mais do que goleador, ele também está se destacando como principal jogador do time, sendo considerado um dos melhores, se não o melhor, da temporada 2023, no futebol brasileiro.

Justamente por todo esse destaque dentro de campo, é comum que as pessoas comecem a pesquisar sobre o artilheiro e queiram conhecer um pouco mais a fundo sobre ele. 

 

Segundo dados do Google Trends, que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave, as pesquisas pelo nome do atleta tiveram um salto considerável entre o final do Campeonato Carioca e a 2ª rodada do Brasileirão desse ano. A ferramenta também mostra que a região de maior interesse é a Paraíba, seguida do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Distrito Federal. 

 Se o desempenho de Tiquinho e do Botafogo continuar positivo na competição, a tendência é que as buscas continuem aumentando, visto que o jogador está cada vez mais assumindo um papel de protagonista na equipe.

Em quais times jogou?

Profissionalmente, o craque do Fogão jogou em 7 times pequenos antes de ir para a Europa, são eles:

  • Corinthians Alagoano (Alagoas);

  • Sousa Esporte Clube (Paraíba);

  • América-RN (Rio Grande do Norte);

  • Botafogo-PB (Paraíba);

  •  Centro Esportivo Paraibano (Paraíba);

  • Cerâmica Atlético Clube (Rio Grande do Sul);

  •  Esporte Clube Pelotas (Rio Grande do Sul);

Já na Europa, o atleta jogou pelos seguintes times:

  • Clube Desportivo Nacional (Portugal);

  • Vitória Sport Clube (Portugal);

  • Futebol Clube do Porto (Portugal);

  • Olympiacos FC (Grécia).

Títulos conquistados

A verdade é que Tiquinho Soares só começou a ganhar títulos nos últimos 5 anos. Sua primeira taça veio em 2018, quando ainda atuava pelo Futebol Clube do Porto. Na época, ele, junto à equipe, conquistaram o Campeonato Português, mesmo título que ganharia duas temporadas depois, em 2020. 

 O atleta também ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2018, e a Taça de Portugal em 2020, todos pelo FC Porto.

Além desses títulos, ele integrou o time que venceu o Campeonato Grego da temporada 2021/2022, o Olympiacos.

Na temporada atual, o centroavante já se sagrou campeão da Taça Rio com o Botafogo, e, se depender das apostas esportivas dos torcedores do clube, ele também irá conquistar o título do Brasileirão. Afinal, o Fogão lidera o torneio com 11 pontos de folga para o segundo colocado, o Grêmio.

Gols na carreira

Não dá para negar que Tiquinho tem uma veia goleadora fora da curva e, até o momento, soma 117 gols em sua carreira profissional, em jogos oficiais.

Sendo que, no FC Porto, ele marcou 65 vezes em 140 partidas, uma boa margem, mas um pouco inferior ao que ele está fazendo pelo Botafogo. Em apenas 49 partidas, ele já marcou 28 vezes com a camisa alvinegra.

Qual o salário de Tiquinho Soares?

A realidade é que, apesar de todo o seu protagonismo pelo Botafogo, Tiquinho está longe de ser um dos atletas mais bem pagos no Brasil. Podemos usar como exemplo o zagueiro do Flamengo David Luiz, que tem um salário na casa dos R$1,5 milhão mensal, enquanto isso, o atleta do Botafogo recebe algo em torno de R$500 mil mensais.

Claro que quando comparamos esses dois jogadores, devemos considerar todo o prestígio que o ex-zagueiro da Seleção Brasileira, e que defendeu times como Arsenal e Chelsea da Inglaterra, traz ao clube. Porém, quando colocamos a importância de cada jogador em seus respectivos clubes, o atacante Tiquinho faz mais falta ao Fogão do que o David Luiz ao Flamengo.

Vale ressaltar que o jogador chegou ao Botafogo na segunda janela de transferências da temporada passada, em 2022. Desde então, elevou o nível de jogo do clube, que vem se destacando. Apresentando um futebol bonito e inteligente, Botafogo e Tiquinho Soares hoje parecem uma imagem só, afinal, não tem como falar de um sem ligar ao outro.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp