Portal Serrolândia Publicidade 728x90
23/08/2023 às 18h12min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h20min

Gestores relatam dificuldades em trabalhar com a Geração Z

Levantamento divulgado pela EDC Group revela que os GenZ são menos engajamentos e comprometidos com o trabalho

DINO
https://www.edcgroup.com.br/?gclid=CjwKCAjwloynBhBbEiwAGY25dBKckXlvcWSQzdxwp8tAP229s8pmVT1vTh4i9J2gXpvtKxeE6VoqoBoC_CIQAvD_BwE
Empreendedores


Entre as discussões cíclicas que de tempos em tempos ganham espaço, as diferenças geracionais no mercado de trabalho sempre se destacam. Há pouco mais de 10 anos, eram os millennials que estampavam capas de revistas definidos enquanto "mimados e narcisistas". Agora, é a vez dos seus sucessores, os jovens da Geração Z.  

De acordo com a pesquisa da plataforma de currículos ResumeBuilder.com, 74% dos líderes americanos acreditam que a geração Z, de jovens nascidos entre 1997 e 2012, é a mais difícil de se trabalhar em comparação com profissionais de outras idades. A pesquisa desenvolvida pela EDC Group também aponta comportamentos dos jovens profissionais brasileiros que podem ser considerados verdadeiros desafios para as lideranças. 

De acordo com o levantamento da multinacional brasileira com atuação na área de consultoria e outsourcing de serviços, a geração Z possui os maiores percentuais em comportamentos e características indesejáveis se comparado com outras faixas-etárias.

Mais de 12% dos respondentes entre 18 e 25 anos dizem não cumprir o expediente e tendem a começar depois do horário combinado e terminar o trabalho antes do previsto. Caso surja uma tarefa no final do expediente, 4,35% deles relatam não fazer e deixar para que outro colega faça. No que diz respeito às funções, a geração Z faz exatamente o que foi contratada para fazer, nem mais, nem menos. 25% dos respondentes concordam com essa postura.  

Os dados ficam ainda mais alarmantes se comparados com as amostragens de outras idades. Em comparação com os millennials, a geração Z se mostra bem menos engajada com o trabalho. Somente 1% dos respondentes entre 35 e 40 anos, rotulados enquanto millennials, dizem não realizar tarefas no final do expediente, e outros 3% dizem não cumprir a jornada de trabalho estabelecida. Além disso, os profissionais mais velhos tendem a fazer mais horas extras, 16% dos respondentes preferem exceder as horas de trabalho para não deixar de entregar alguma tarefa.

Esses comportamentos podem ser explicados pelos aspectos sociais que cada geração vivenciou, conforme explica Daniel Campos, CEO da EDC Group. "A geração Z vivenciou e vivencia muito mais a sociedade líquida de que Zygmunt Bauman defendeu em sua literatura. Ao contrário dos babies boomers, por exemplo, esses jovens já cresceram com o ideal da não permanência e da inconstância. Enquanto a estabilidade era um desejo absoluto para os profissionais das gerações anteriores, para essa, não significa muita coisa se não existir flexibilidade e novas possibilidades". 

Os GenZ entram no mercado com um olhar mais profundo sobre propósito e uma renúncia ao estresse e cobranças excessivas no ambiente de trabalho. Esses profissionais tendem a ter menos facilidade para lidar com conflitos e ao contrário da geração X, tendem a ficar menos tempo na mesma empresa. Entretanto, isso não significa que esses jovens profissionais sejam menos competentes do que os seus antecessores.  

“As gerações anteriores foram criadas envoltas pela cultura da escassez. Embora tivesse trabalho, a procura era muito alta. Os babies boomers foram criados para casar-se, ter filhos e um emprego estável. Os filhos dessa geração cresceram com essa ótica positiva sobre estabilidade, o que gerou maior conforto para criar a geração Z com mais acessos a recursos e possibilidades’’, ressalta Daniel Campos.  

Embora existam desafios, essa parcela da população, em breve, será a maior parte da força de trabalho. Por isso, os líderes não podem adotar posturas reativas. “Os GenZ são altamente criativos e adaptáveis e tendem a responder muito bem em trabalhos em grupo com diferentes profissionais de diferentes idades. Cabe aos gestores entenderem que as diferenças geracionais fazem parte dos ciclos em que a sociedade atravessa, dessa forma, podemos incluir todos sem supervalorizar ou desvalorizar nenhuma geração’’, finaliza o especialista.  

Metodologia  

A empresa ouviu 328 pessoas de todo o país para entender a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho e suas funções. O levantamento reuniu informações de recorte por idade, cargo e gênero e foi aberto e divulgado nas redes sociais da empresa e para os contatos da base de dados da EDC Group. 



Website: https://www.edcgroup.com.br/?gclid=CjwKCAjwloynBhBbEiwAGY25dBKckXlvcWSQzdxwp8tAP229s8pmVT1vTh4i9J2gXpvtKxeE6VoqoBoC_CIQAvD_BwE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp