Portal Serrolândia Publicidade 728x90
06/10/2023 às 18h17min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h20min

Parque Villa-Lobos recebe Festival do Consumo Consciente

Projetos de inclusão social por meio da música são os destaques da programação, que tem apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada de Chico Cesar e Negra Li. O evento, gratuito, traz experiências, conversas e entretenimento para semear novos hábitos e pensamentos sustentáveis

DINO
https://www.instagram.com/festconsumoconsciente/
Orquestra Filarmonica formada por moradores de Paraisópolis


Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, no domingo, 15 de outubro, será realizado o Festival do Consumo Consciente no Parque Villa-Lobos, das 10h às 18h. O evento é gratuito e tem como proposta informar, conectar e expandir a consciência socioambiental por meio de experiências para toda a família, além de oferecer muitas atrações musicais.

Além do conteúdo voltado para refletir sobre o consumo consciente, o festival traz diversos shows e espetáculos, totalmente gratuitos, ao longo do dia. Destaque para a apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada dos artistas Chico César e Negra Li, os quais também irão se apresentar individualmente. Outros artistas no line up são: o grupo Samba de Dandara com mulheres negras ativistas; a escola de samba Unidos de Paraisópolis - composta por crianças da comunidade e a performance da Banda Cucamonga – formada por artistas de rua.

“A ideia do festival é mostrar por meio de conversas e ações que pequenas mudanças geram impactos significativos. Queremos aproximar o consumidor que está repensando o consumo com artistas, profissionais e empresas atuantes na causa, comenta Naiclê Leonidas, idealizadora do evento.

Nos painéis, os temas vão de “Economia circular e seus benefícios para o planeta”, passando pelo “Como identificar um produto sustentável?”, “O que é consumo consciente?”, “UPCYCLING na prática, como ressignificar roupas, tecidos e materiais”, “PANCS - o mundo das plantas selvagens alimentícias” e “ESG”.

A programação inclui ainda: feira de produtos sustentáveis com mais de 20 pequenos negócios, horta comunitária onde as pessoas poderão aprender a cuidar e montar sua própria horta, área de alimentação consciente conduzida pela Cozinha Ocupação 9 de Julho e espaço kids interativo para promover desde cedo a consciência sustentável por meio de jogos, instalações e imersão em realidade virtual.

“Pensamos na experiência completa do consumo: da produção ao descarte, do público ao privado. A ideia é conectar marcas, agentes, ONGs, e pessoas em um espaço aberto a todos", finaliza Fernando Beltrame, fundador da Eccaplan, consultoria de sustentabilidade responsável pelo evento. 

Arte sem Descarte: Para complementar a experiência, obras interativas feitas a partir de resíduos descartáveis - latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais - da exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” estarão distribuídas pelo festival.

“É preciso pensar sobre o ciclo de vida de um produto desde a sua criação. Para se falar de consumo consciente, é necessário reforçar a questão da circularidade de tudo que é comercializado", afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul. Segunda ela, o objetivo é  promover uma logística reversa, que se responsabilize por fazer um produto ter o descarte correto e voltar à sua cadeia produtiva.

A executiva acrescenta que, ser parte de uma iniciativa como essa, que busca conscientizar toda a sociedade, vem ao encontro do modelo de negócio da Novelis, que é baseado na reciclagem, e junto com a Liga da Reciclagem, o movimento em prol da economia circular visa contribuir com a promoção e impulsionamento deste tema, rumo à criação de um mundo cada vez mais sustentável.

O Festival do Consumo Consciente é apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei Rouanet. Com produção Duas Marias e Eccaplan. Patrocínio: Novelis, Bayer e Concha y Toro.  Selos de sustentabilidade do FCC: Resíduo Zero, Iso 20121, Carbono Neutro.

Programação 

Palco principal

11h45 - Banda Cucamonga

13h15- Unidos de Paraisópolis

14h30 - Samba de Dandara

15h45 - Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

16h45 - Negra Li

17h45 - Chico César e Orquestra De Paraisópolis

18h10 - Chico César, Negra Li e Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

Talks 

11h - O ciclo infinito da economia circular e seus benefícios para o planeta

12h - Como identificar um produto sustentável?

13h – O que é o consumo consciente?

14h - Upcycling na prática, como ressignificar roupas, tecidos e materiais

15h - PANCS - O mundo das plantas selvagens alimentícias

16h - ESG 

Serviço:

Festival do Consumo Consciente I Evento gratuito

Data: domingo (15/10)

Horário: das 10h às 18h

Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros)

Festival do Consumo Consciente

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homens e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. O acesso é gratuito.

Sobre a Eccaplan

Consultoria em Sustentabilidade focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais para empresas e eventos como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa. 

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é lider na produção de soluções inovadoras de alumínio laminado e a maior recicladora de alumínio no mundo. Sua ambição é ser a principal fornecedora de soluções de alumínio sustentáveis e de baixo carbono e alcançar uma economia totalmente circular por meio de parcerias com fornecedores, bem como clientes nas indústrias aeroespacial, transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. 

Sobre a Liga da Reciclagem

A Liga da Reciclagem, movimento idealizado pela Novelis, deseja propor uma transformação real no planeta por meio da economia circular. Tendo como foco a reciclagem do alumínio, a Liga busca o engajamento e fortalecimento dos elos da cadeia - sociedade, cooperativas de reciclagem, catadores/as, varejo e indústria – para criar oportunidades, impulsionar escolhas sustentáveis e impactar positivamente o mundo. 

 



Website: https://www.instagram.com/festconsumoconsciente/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp