Portal Serrolândia Publicidade 728x90
20/10/2023 às 15h47min - Atualizada em 22/10/2023 às 00h00min

Tubulações residenciais e comerciais demandam atenção

João Sales, diretor da Empresa Desentupidor Profissional, explica quais são as causas que levam ao entupimento e as soluções para resolver o problema, que representa um risco para a saúde pública

DINO
https://desentupidorprofissional.com.br/


Uma série de causas podem levar ao entupimento de tubulações em imóveis residenciais e comerciais, como acúmulo de resíduos sólidos e gordura, assim como objetos estranhos em encanamentos. 

As tubulações de esgoto são o sistema que coleta e transporta resíduos residenciais industriais e, por isso, precisam estar livres de qualquer tipo de bloqueio a fim de funcionar da maneira esperada, o que é essencial para a saúde pública. Para se ter ideia, cólera, esquistossomose, malária e hepatite são apenas algumas das doenças que representam um risco para os seres humanos em situações de um sistema de esgoto inadequado.

Além disso, raízes de árvores podem obstruir encanamentos presentes em áreas externas. Assim como é comum que haja calcificação e mineralização, o que aumenta a necessidade de alerta para o tema.

João Sales, diretor da Empresa Desentupidor Profissional, empresa que presta serviços de desentupidora de esgoto, chama a atenção para o fato de que no pós-obra de apartamentos sobram restos de materiais que, se não forem tomados os devidos cuidados, podem parar nas tubulações e provocar entupimentos. “Outro detalhe que deve ser observado diz respeito à inclinação inadequada das tubulações”, adverte.

“Além do mais, é preciso fazer o descarte adequado de produtos químicos a fim de evitar os entupimentos por acúmulo de substâncias que empedram e jamais jogar papel higiênico em privadas”, complementa.

Ele também ressalta que a atenção aos cuidados citados é essencial para evitar problemas, mas que, caso o entupimento ocorra, é possível contar com uma empresa especializada, que pode se utilizar de diversas estratégias para solucionar a questão. O diretor da desentupidora lista as principais técnicas e ferramentas que podem ser usadas para resolver o problema nos tópicos a seguir.

  1. Desentupidor Manual (Bomba de Vácuo) - O desentupidor manual, também conhecido como "bomba de vácuo" ou "desentupidor de borracha", é uma ferramenta básica, mas eficaz. Consiste em uma ventosa de borracha que é colocada sobre o ralo ou vaso sanitário entupido. Ao pressionar e puxar a ventosa repetidamente, cria-se vácuo, o que ajuda a desalojar obstruções menores.
  2. Hidrojateamento da tubulação - O hidrojateamento é uma técnica que utiliza água de alta pressão para limpar e desobstruir tubulações. Uma máquina de hidrojateamento direciona um jato de água potente para as tubulações, removendo detritos, gordura e outras obstruções. Essa técnica é eficaz para limpar tubulações de esgoto e é frequentemente usada em entupimentos graves.
  3. Cabo de Mola (ou Máquina de Desentupimento) - Um cabo de mola é uma ferramenta que possui uma sonda flexível na ponta, projetada para penetrar em tubulações e romper obstruções. A sonda é inserida na tubulação e, à medida que é girada, quebra e remove detritos que estão causando o entupimento. Essa técnica é especialmente útil para entupimentos em tubulações de esgoto.
  4. Inspeção com Câmera de Vídeo - A inspeção com câmera de vídeo é uma técnica que permite que os profissionais visualizem o interior das tubulações. Uma câmera de vídeo é inserida na tubulação, permitindo a identificação precisa da localização e da natureza da obstrução - o que é útil para diagnósticos precisos e resolução eficiente de problemas.
  5. Ventosas de Pressão e Bombas de Água - Ventosas de pressão e bombas de água são ferramentas que usam pressão para desalojar obstruções. Elas são especialmente úteis em entupimentos de pias e ralos. A pressão criada pela ventosa ou pela bomba pode empurrar a obstrução para longe e restaurar o fluxo de água.
  6. Desmontagem e Limpeza Manual - Em alguns casos, a desmontagem manual de partes do encanamento pode ser necessária para acessar a obstrução. Os profissionais podem desmontar sifões, curvas e conexões para remover objetos ou detritos que estejam causando o entupimento.
  7. Produtos Químicos de Desentupimento - Produtos químicos de desentupimento podem ser usados para dissolver obstruções causadas por acúmulo de gordura, sabão ou resíduos orgânicos. “No entanto, é importante usá-los com cuidado, seguindo as instruções do fabricante, pois alguns produtos químicos podem ser corrosivos e prejudiciais ao sistema de encanamento”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://desentupidorprofissional.com.br/



Website: https://desentupidorprofissional.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp