Portal Serrolândia Publicidade 728x90
13/11/2023 às 16h47min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

A O-RAN ALLIANCE concede financiamento inicial para plataformas de pesquisa Open RAN de próxima geração

Financiamento inicial de pesquisa de US$ 200.000 concedido ao Institute for the Wireless Internet of Things da Northeastern University, EUA A proposta vencedora está desenvolvendo uma plataforma gêmea digital O-RAN para automatizar o desenvolvimento, a integração e o teste de IA/ML de ponta a ponta As menções honrosas vão para duas propostas da EURECOM com a OpenAirInterface Software Alliance e do Virginia Polytechnic Institute and State University com a George Mason University  

DINO


A O-RAN ALLIANCE (O-RAN) anunciou hoje o resultado de sua Apresentação de Propostas para financiamento inicial de plataformas que apoiam a pesquisa e desenvolvimento da infraestrutura de Rede de Acesso por Rádio (RAN) aberta de próxima geração.

O financiamento inicial de US$ 200.000 foi concedido pela O-RAN ALLIANCE ao Institute for the Wireless Internet of Things da Northeastern University por sua proposta de desenvolver uma plataforma gêmea digital O-RAN baseada no emulador de rede Colosseum, com a capacidade de automatizar o desenvolvimento, a integração e o teste de IA/ML de ponta a ponta.

“Abertura, programabilidade e inteligência são fundamentais para a inovação sem fio”, disse Tommaso Melodia, diretor do Institute for the Wireless Internet of Things. “Estamos empolgados em trabalhar com a O-RAN ALLIANCE para desenvolver futuras arquiteturas, estruturas algorítmicas e de software que aproveitem o Colosseum – o Open RAN Digital Twin – e nosso conjunto de ferramentas OpenRAN Gym para permitir testes de ponta a ponta do controle de loop fechado AI/ML em redes programáveis.”

A iniciativa de financiamento foi liderada pelo Grupo de Pesquisa de Próxima Geração (nGRG) da O-RAN ALLIANCE. Seu objetivo é fornecer um fórum para facilitar os esforços de pesquisa relacionados ao O-RAN 6G e determinar como o O-RAN pode evoluir para apoiar redes sem fio móveis no período 6G e além, aproveitando os esforços de pesquisa 6G da indústria e acadêmicos em todo o mundo. O objetivo do financiamento inicial é ser um facilitador significativo para um financiamento mais amplo de plataformas de pesquisa para a infraestrutura de próxima geração.

Organizações acadêmicas e outras organizações de pesquisa foram convidadas a enviar suas propostas relacionadasàinfraestrutura de próxima geração para a evolução da arquitetura O-RAN. 17 inscrições foram apresentadas por organizações acadêmicas e de pesquisa da América do Norte, Europa e Ásia. A avaliação e seleção final basearam-se em três critérios:

  • Impacto potencial no avanço das metas do nGRG da O-RAN para pesquisa e desenvolvimento da infraestrutura de próxima geração
  • Capacidade de alavancar o financiamento fornecido para futuros esforços de pesquisa que beneficiem a infraestrutura de próxima geração, incluindo financiamento de outras fontes
  • Um histórico de desenvolvimento bem-sucedido de plataformas de pesquisa, como também de qualquer infraestrutura de laboratório existente que possa ser utilizada para projetos que utilizem financiamento atual e futuro

Além da proposta vencedora, a O-RAN ALLIANCE também reconheceu duas outras propostas com menções honrosas por sua excelente qualidade e valor para o setor:

  • EURECOM e OpenAirInterface Software Alliance – Evolução da plataforma de rede 5G de ponta a ponta para uma infraestrutura de próxima geração
  • Virginia Polytechnic Institute and State University e George Mason University – FEMO-CLOUD: Plataforma O-Cloud federada e multissite para pesquisa e experimentação de RAN de próxima geração

“A O-RAN ALLIANCE continua centrada no desenvolvimento de um framework de especificações estável e maduro para RAN aberto e inteligente, permitindo que o setor de RAN entregue produtos e soluções comerciais”, disse Alex Jinsung Choi, presidente do Conselho da O-RAN ALLIANCE e vice-presidente sênior de Tecnologia de Rede na Deutsche Telekom. “É ótimo ver um interesse tão grande e cooperação na pesquisa para inovações abertas nas futuras gerações de RAN, o que fornecerá a base para especificações detalhadas futuras da O-RAN ALLIANCE para possibilitar redes móveis ainda mais eficientes e ricas em recursos.”

Sobre a O-RAN ALLIANCE

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial de mais de 300 operadoras de redes móveis, fornecedores e instituições acadêmicas e de pesquisa que operam na indústria da rede de acesso por rádio (RAN). Sendo a RAN uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é remodelar a indústria para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. As novas especificações da O-RAN permitem um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para melhorar a experiência do usuário. Ao mesmo tempo, as redes móveis baseadas na O-RAN melhoram a eficiência das implementações de RAN, bem como as operações das operadoras móveis. Para conseguir isso, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para RAN e oferece suporte a seus membros na integração e teste de suas implementações.

Para obter mais informações, acesse www.o-ran.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contato de Relações Públicas da O-RAN ALLIANCE

Zbynek Dalecky

[email protected]

O-RAN ALLIANCE e.V.

Buschkauler Weg 27

53347 Alfter/Alemanha


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp