Portal Serrolândia Publicidade 728x90
24/11/2023 às 17h13min - Atualizada em 26/11/2023 às 00h00min

Prensa-cabos tem papel fundamental na indústria

Desenvolvimentos tecnológicos impulsionam soluções integradas em conectores e conduítes

DINO
https://hummel.com.br/
Catálogo de prensa cabos


O mundo industrial é movido por máquinas, automações e uma rede complexa de cabos e conexões que, juntos, garantem que os processos ocorram de maneira eficiente e segura. No entanto, uma pequena peça, muitas vezes subestimada, tem se destacado pela sua importância crítica: o prensa-cabo.

Este componente, embora simples em design, desempenha um papel vital na proteção de sistemas elétricos e na manutenção da integridade operacional. A Petrobras (PETR4) por exemplo está investindo R$ 279 milhões, previstos no Plano Estratégico 2023-27, com o objetivo de preservar a integridade dos equipamentos e a segurança, restabelecer as capacidades operacionais e aumentar a eficiência no processo produtivo. (Fonte infomoney).

Carlos Rottmann, general manager da Hummel Connector Systems, afirma que o papel do prensa-cabo, componente discreto mas vital, tem se tornado cada vez mais evidente em aplicações industriais e elétricas. Ele explica que sua função é garantir a fixação, vedação e resistência à tração de cabos em dispositivos, evitando intrusões indesejadas e prevenindo danos e curtos-circuitos. A relevância de sua aplicação ressalta a necessidade de segurança e preservação de sistemas e maquinários.

Rottmann ressalta que o prensa-cabo é indispensável em uma variedade de situações, especialmente onde há a conexão de um cabo a máquinas, equipamentos ou painéis elétricos. “Seu uso assegura a correta fixação do cabo, garantindo a segurança e a integridade de todo o sistema, sendo importante para a estabilidade e confiabilidade das instalações elétricas”, explica o especialista. “Além de impedir a entrada de substâncias indesejadas, o prensa-cabo é uma linha de defesa crítica contra danos, curtos-circuitos e potenciais falhas em equipamentos”, afirma.

Segundo ele, a peça não apenas cumpre o papel de fixar cabos, mas também atua na proteção de sistemas e maquinários contra adversidades. A segurança e integridade dos equipamentos dependem, em grande parte, de sua eficaz utilização.

Carlos finaliza pontuando: “enquanto os avanços tecnológicos e as inovações no setor industrial são foco das grandes empresas, é essencial reconhecer o papel dos componentes mais básicos que mantêm o maquinário em bom funcionamento”.



Website: https://hummel.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp