Portal Serrolândia Publicidade 728x90
20/12/2023 às 17h58min - Atualizada em 21/12/2023 às 00h00min

Aviação privada lança campanha para transportar órgãos para transplantes

A cada dia, 160 pessoas morrem esperando por um transplante. Aeronaves privadas transportarão órgãos sem custos

DINO
https://transplantar.institutoaviacao.org/
Lançamento da campanha TransplantAR, na sede da ANAC


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta, atualmente, com mais de 66 mil pessoas aguardando por um órgão para transplante; e metade destes pacientes - dos quais 60% crianças – morre antes de ser atendida. Neste contexto, o tempo de transporte de um órgão doado se torna crucial. Atualmente, estima-se que de 30% a 40% da oferta de órgãos seja descartada por falta de transporte aéreo adequado.

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), lançou a campanha “TransplantAR”, que visa engajar os proprietários de aeronaves privadas a transportar órgãos para transplante, aumentando a agilidade do atendimento, sem custos para o sistema de saúde.

O lançamento da campanha ocorreu nesta segunda-feira (18/12), na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na ocasião, o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, entregou ao presidente do IBA, Francisco Lyra, uma manifestação da agência esclarecendo que não há obstáculos jurídicos para operador privado participar da iniciativa que salva vidas humanas.

O presidente do IBA e autor da iniciativa, Francisco Lyra, ressaltou a importância da campanha: "A cada dia, 160 pessoas morrem esperando por um transplante, um número comparável a um desastre aéreo diário, porém silencioso e sem manchetes. Considerando as dimensões do nosso país, o tamanho da frota de aeronaves privadas e a importância do transporte aéreo para encurtar distâncias e tempos entre doadores e receptores de órgãos, acreditamos que muitas vidas podem ser salvas se for possível engajar os proprietários dessas aeronaves e fomentar esse tipo de transporte”.

Para Tiago Pereira, da ANAC, a mobilização é um exemplo de cooperação entre operadores da aviação em benefício da sociedade. "Estamos muito satisfeitos em poder dar o respaldo técnico necessário para garantir a segurança dessa iniciativa e contribuir para colocar a aviação, meio de transporte rápido e seguro, a serviço de uma causa de valor inquestionável para o nosso país", afirmou.

A Concessionária CCR Aeroportos, primeira a aderir formalmente ao projeto de apoio logístico da aviação geral ao transporte de órgãos para transplantes, esteve presente na reunião. Também participou do evento o membro do Departamento de Transplante Cardíaco da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ronaldo Honorato.

Sobre o IBA

O Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à produção de estudos e relatórios sobre a aviação civil brasileira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor.

Mais informações sobre a campanha do IBA em: https://transplantar.institutoaviacao.org/



Website: https://transplantar.institutoaviacao.org/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp