Portal Serrolândia Publicidade 728x90
05/01/2024 às 13h19min - Atualizada em 07/01/2024 às 00h20min

Aumenta o interesse no procedimento de cirurgia bariátrica

Operação visa não somente a perda de peso, mas também a melhora da saúde como um todo

DINO


Dados fornecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM) apontam que, em 2022, foram realizadas 65.256 cirurgias bariátricas por planos de saúde, um aumento significativo em relação a 2021, quando foram realizadas 57.152 intervenções no mesmo setor de convênios médicos. Este número cresce de acordo com a taxa de brasileiros que estão em situação de obesidade grave.

O procedimento não serve apenas como um diminuidor de peso, ele também ajuda no combate de enfermidades, como: câncer, diabetes tipo 2, esteatose, doenças cardiovasculares, entre outras. 

Para o Dr. Leandro Nóbrega, Cirurgião Digestivo/Bariátrico CRM PB7689, RQE 4906/6303, existem muitos gatilhos que levam a essa conjuntura: “O estilo de vida sedentário, aliado a dietas ricas em alimentos processados e com alto teor calórico, contribuiu para o aumento dos índices de obesidade no país”, diz. “Em segundo lugar, o reconhecimento dos benefícios a longo prazo da cirurgia, não apenas na perda de peso, mas também na melhora de comorbidades associadas à obesidade, aumentou a confiança nesse tipo de procedimento cirúrgico.” 

Segundo o médico, outro ponto vem influenciando positivamente a procura pelo tratamento: a crescente conscientização sobre os riscos associados à obesidade e o maior acesso à informação. 

Em relação aos riscos que a operação pode trazer, o doutor Leandro Nóbrega comenta: “Em casos de obesidade extrema, os riscos associados à condição frequentemente superam os riscos do procedimento cirúrgico”, pontua. “Além do que, quando bem conduzida e seguida de acompanhamento médico e multidisciplinar, pode ser um divisor de águas na vida de um paciente, dando-lhe uma nova oportunidade de viver de forma saudável e plena”.

Porém, a cirurgia bariátrica caminha lado a lado com um processo de reeducação completo. Aderir a um estilo de vida mais saudável, seguir todas as orientações médicas, tal como um acompanhamento psicológico e nutricional, precisam ser implementados para que a mudança no corpo seja permanente, equilibrada e saudável, adverte o médico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp