Portal Serrolândia Publicidade 728x90
12/01/2024 às 20h06min - Atualizada em 12/01/2024 às 20h06min

Governo do Estado executa ações de enfrentamento aos efeitos das longas estiagens na Bahia

Nesta sexta-feira (12/01), dirigentes e equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) participaram de reuniões virtuais para alinhar as ações que estão sendo executadas para o enfrentamento dos efeitos da seca no estado da Bahia.
 

As reuniões contaram com a participação do titular da SDR, Osni Cardoso, de representantes de consórcios públicos, prefeituras municipais e de Federações e Sindicatos de Trabalhadores Rurais de diversos municípios baianos.
 
Entre os objetivos estão o de envolver Sindicatos de Trabalhadores Rurais e prefeituras no processo de cadastramento de agricultores e agricultoras familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas, e de fundo e fecho de pasto e assentados e assentadas da reforma agrária de municípios que estão sob o Decreto de Emergência da seca. Estima-se atender mais de 21 mil famílias, de 192 municípios com Decreto de emergência ate o dia 09 de janeiro de 2024.
 
Entre as iniciativas está o apoio do Estado na alimentação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos de agricultores e agricultoras familiares dos municípios que decretaram estado de emergência, a partir da aquisição e distribuição de 212 mil sacas de 60 quilos de milho para alimentação animal de caprinos, ovinos e bovinos (vacas em lactação). O investimento é da ordem de R$ 20 milhões e a previsão é iniciar a distribuição até o dia 18 de janeiro.
 
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que esse é um momento unir esforços e envolver todos nessa grande ação para apoiar agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas da reforma agrária e de povos e comunidades tradicionais. “Estamos trabalhando para atender à população rural que mais necessita nesse momento de emergência e garantir as condições necessárias para que essas famílias possam enfrentar esses efeitos da seca”.
 
Outra ação é a operação Carro Pipa durante 90 dias, que será executada em parceria com prefeituras sob decreto emergencial e terá investimento de R$ 7,5 milhões. Na iniciativa serão realizados 400 mil atendimentos em 150 municípios.
 
Durante a reunião, foi apresentado um sistema criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da CAR, para o cadastramento de agricultores e agricultoras dos municípios que estão sob o Decreto de Emergência.

Silvia Costa 
Assessoria de Comunicação da CAR 

www.car.ba.gov.br  
@carbahia_ 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp