Portal Serrolândia Publicidade 728x90
20/01/2024 às 12h53min - Atualizada em 20/01/2024 às 12h53min

O poder da Inteligência Emocional na reeducação alimentar

por Douglas Maluf
 

Para fazer uma reeducação alimentar e eliminar peso não tem muito segredo, não é? Reduzir a quantidade calorias que você consome, fazer atividades físicas e pronto. Porém, o que cabe em apenas uma frase, pode não ser tão fácil para a boa parte das pessoas.

*Desafio Emagrecimento Inteligente*

Na realidade, para emagrecer de forma saudável é necessário muitos outros fatores, são eles:

  • Planejamento
  • Disciplina
  • Foco
  • Autocontrole
  • Autoestima

E é aí que a Inteligência Emocional entra como uma poderosa aliada! Afinal, perder peso vai muito além de fatores tangíveis. Muitas vezes, o ganho de peso está relacionado com emoções e sentimentos como:

  • Culpa
  • Ansiedade
  • Solidão
  • Carência
  • Raiva

Essas emoções provocam diversas reações em cada indivíduo. Alguns descontam no álcool, outros no cigarro. Tem quem prefira sair gastando como se não houvesse amanhã para abrandar certas frustrações.

Boa parte das pessoas que estão acima do peso colocam seus descontentamentos emocionais em um hambúrguer lotado de cheddar ou em uma pizza de quatro queijos pingando óleo. Atire a primeira pedra quem nunca usou aquela frase famosa: ” eu mereço”. Geralmente, ela vem sempre depois de um dia difícil. Não é?

Inteligência emocional: uma aliada essencial da reeducação alimentar

Quando não temos consciência de como as emoções agem, elas acabam gerando padrões nocivos e podem afetar a sua saúde, autoestima e até a sua vida social.

Caso você esteja descontando suas emoções na comida, além de uma reeducação alimentar, um plano de exercícios que auxiliem na perda de peso é importante parar e olhar para algumas questões internas. Certamente, essa compulsão funciona como uma válvula de escape para algum desequilíbrio emocional.

Confira os principais sinais que indicam que as emoções estão interferindo no seu processo de emagrecimento:

  • Comer quando se sentir ansioso, estressado ou triste
  • Usar a comida como uma espécie de recompensa
  • Comer para preencher um certo vazio emocional

Identifique as situações “facilitadoras”

Coloque no papel quais os hábitos que estão barrando seu processo de emagrecimento. Identificar as armadilhas, sabe? Exemplo: se quando você vai almoçar no shopping, sempre acaba indo direto para a fila do fast food, que tal investir algumas horinhas preparando a comida da semana? Assim, você garante refeições mais saudáveis e na porção adequada.

Além disso, ou melhor, mais importante que isso: identifique quais emoções que despertam a vontade de comer coisas pouco saudáveis e procure válvulas de escape mais benéficas como caminhar, fazer algum esporte ou estudar algum assunto do seu interesse.

Para encarar um processo de reeducação alimentar, o primeiro passo é desenvolver a consciência dos gatilhos emocionais que te fazem engordar. Depois disso, trace um plano: determine o peso ideal que você deseja alcançar, estabeleça um prazo viável e determine quais estratégias você precisa para conquistar esse objetivo.

Por fim, saiba que esse processo demanda tempo e você sempre precisará estar atento para realizar a manutenção dos seus resultados. Se você deseja identificar quais os gatilhos te impedem em levar uma vida mais saudável, conheça o Método MD – um treinamento transformador que irá barrar todos os comportamentos sabotam a sua saúde e felicidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp