Portal Serrolândia Publicidade 728x90
30/01/2024 às 17h36min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h20min

Employer branding pode ajudar empresas a crescerem

A implementação de uma estratégia employer branding pode permitir que empresas cresçam até 20% mais rápido. O consultor e mentor, Adriano Kogachi Sá reforça como employer branding pode melhorar os resultados da empresa

DINO
https://adrianosa.com.br/


De acordo com dados coletados pelo LinkedIn, a implementação de uma estratégia employer branding permitiu que empresas crescessem 20% mais rápido e investissem até 43% menos na busca por novos colaboradores. 

Um levantamento realizado pelo site Glassdoor, por outro lado, apontou que 68% dos profissionais millennials, 54% dos geração X, e 48% dos boomers visitam as redes sociais das companhias onde desejam trabalhar para avaliá-las como possíveis empregadoras.

Adriano Kogachi Sá, professor, consultor e mentor de gestão e marketing na A/S Gestão e Marketing, destaca que, atualmente, a competição por talentos qualificados é acirrada, motivo pelo qual as empresas que investem em estratégias eficazes de employer branding (marca empregadora) têm uma vantagem significativa.

A estratégia de marketing citada por Sá tem como foco criar uma imagem positiva e atraente da empresa como empregadora, buscando atrair e reter talentos qualificados. “O case da empresa de tecnologia Google demonstra como uma marca empregadora pode atrair os melhores talentos”, afirma.

O professor observa que o Google é conhecido por oferecer benefícios diferenciados, como alimentação gratuita, espaços de lazer, áreas de descanso e oportunidades de aprendizado contínuo. Além disso, a companhia cria ambientes de trabalho inovadores, estimulando a criatividade e a colaboração entre seus funcionários.

“Essa cultura de trabalho positiva e atraente ajuda a posicionar o Google como uma das empresas mais desejadas para se trabalhar”, diz Sá.

O professor, consultor e mentor em gestão e marketing também destaca que, para se beneficiar do employer branding, os negócios podem adotar algumas estratégias. “Primeiramente, é essencial identificar e destacar os valores e a cultura da empresa, mostrando como ela é um ambiente estimulante e propício ao crescimento profissional”, pontua. “Em seguida, é importante promover esses aspectos positivos por meio de canais de comunicação, como o site corporativo, redes sociais e eventos de recrutamento”, complementa.

Além disso, segundo Sá, as empresas podem utilizar ferramentas específicas para fortalecer seu employer branding, como o LinkedIn Talent Solutions, que oferece recursos para atração e contratação de talentos. “O Glassdoor, por sua vez, permite que os funcionários avaliem e compartilhem suas experiências de trabalho, fornecendo uma visão autêntica da cultura organizacional”, afirma. “Hoje, dispomos de diversos recursos e insights para ajudar as empresas a aprimorarem sua marca empregadora”, diz.

Para o professor, também vale citar o caso da empresa de comércio eletrônico Shopify, que possui uma reputação sólida como empregadora e foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no Canadá. “A Shopify oferece flexibilidade de horários, benefícios abrangentes e uma cultura que valoriza a diversidade e a inclusão”, observa. “Esses esforços resultaram em uma taxa de retenção de funcionários excepcionalmente alta e um recrutamento de talentos altamente qualificados”, completa.

Aliás, a escassez de talentos é um aspecto que causa preocupação e pode impactar o futuro do trabalho, na análise de metade (50%) dos líderes de RH (Recursos Humanos), conforme indicativos de um relatório da Gartner, compartilhado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Na visão de Sá, o employer branding é fundamental para atrair e reter talentos qualificados em um mercado competitivo. Ele cita empresas como Google e Shopify como exemplos de como uma marca empregadora forte pode ser um diferencial estratégico. Para ele, com os benefícios certos, ambientes de trabalho inovadores e uma cultura de colaboração, as empresas podem se destacar e atrair os melhores talentos do mercado. “O verdadeiro poder do employer branding está na capacidade de transformar colaboradores em defensores leais, impulsionando o sucesso da empresa de dentro para fora”.

Para mais informações, basta acessar: https://adrianosa.com.br/ ou seguir os perfis no Instagram e LinkedIn



Website: https://adrianosa.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp