Portal Serrolândia Publicidade 728x90
20/02/2024 às 21h09min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h20min

Start-ups desafiadas a ajudar no desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono para impulso da indústria global em direção às emissões líquidas zero

DINO


Um programa internacional pioneiro, que reúne start-ups de tecnologia e fabricantes líderes na busca por emissões líquidas zero (net zero), foi lançado.

O programa Innovandi Open Challenge 2024 é realizado pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), o principal órgão internacional do setor que se dedica a ajudar a indústria global do cimento a reduzir suas emissões e, em última análise, alcançar o concreto de emissões líquidas zero.

As inscrições estão sendo incentivadas por start-ups do mundo inteiro, interessadas em trabalhar no uso e armazenamento de captura de carbono para cimento e concreto com baixo teor de carbono. Procuram-se tecnologias inovadoras, que incluem a captura e utilização de CO 2 e ajudam a evitar que o carbono seja emitido para a atmosfera.

Este será o 3 o Innovandi Open Challenge, que aproveita o sucesso dos anos anteriores. O primeiro desafio, em 2022, se concentrou no desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono, sendo que duas start-ups já passaram para a fase piloto. As 15 start-ups selecionadas no 2o Innovandi Challenge do ano passado, para trabalharem no desenvolvimento do concreto com baixa emissão de carbono, estão atualmente em discussão com fabricantes sobre a formação de parcerias.

Claude Loréa, a diretora de Cimento, Inovação e ESG da GCCA, disse: “Nossa indústria está empenhada em alcançar as emissões líquidas zero e o desenvolvimento da tecnologia de captura do carbono é uma parte essencial desse trabalho. Nosso programa líder mundial Innovandi Open Challenge já viu progressos notáveis sendo feito em apenas dois anos, com start-ups e nossas empresas membros trabalhando juntas. Estamos ansiosos para ver o que os candidatos deste ano podem trazer para dar continuidade ao extenso trabalho que já está em andamento no mundo todo”.

Todos os membros da GCCA que respondem por 80% da capacidade global de produção de cimento da China, e inúmeros fabricantes chineses com liderança no setor, se comprometeram a alcançar as emissões líquidas zeros até 2050, por meio do roteiro Concrete Future 2050 Net Zero da GCCA – a primeira indústria global a definir um plano tão detalhado. A GCCA também assinou recentemente um acordo revolucionário para trabalhar junto com a China Cement Association (CCA, Associação de Cimento da China) no processo de descarbonização.

O desenvolvimento de novas tecnologias é uma parte essencial do roteiro da indústria até as emissões líquidas zero, e espera-se que a tecnologia de captura e armazenamento de carbono represente cerca de 36% do total de reduções de emissões até 2050.

A primeira planta de produção de cimento em escala industrial do setor equipada com a tecnologia de captura de CO 2 está programada para ser mecanicamente concluída na unidade da Heidelberg Materials em Brevik, Noruega, até o final de 2024, com inúmeras outras fábricas com previsão de inauguração até 2030.

Thomas Guillot, diretor executivo da GCCA, disse: “Já sabemos como a tecnologia CCUS funciona, com pilotos e projetos em andamento no mundo inteiro, mas é essencial ver que outras inovações existem, além da nossa indústria, que poderiam ajudar a acelerar a nossa missão rumo às emissões líquidas zero.

“Encorajamos as inscrições de start-ups do mundo inteiro para que se unam a nós na luta urgente contra a limitação do aquecimento global. Se for uma start-up da ÁustriaàAustrália, do Brasil ao Bangladesh, com uma ideia ou tecnologia inovadora para desenvolver ainda mais o CCUS, inscreva-se para participar”.

Jonathan Cool, CEO da Ultra High Materials, uma start-up que participou no Open Challenge do ano passado, encorajou outros a se inscreverem: “O apoio, a orientação, a exposição aos membros da GCCA e a facilitação de oportunidades de colaboração com os membros da GCCA têm sido eficazes, eficientes e tiveram um impacto benéfico em todos nós. Se tivéssemos a oportunidade de fazer tudo novamente, certamente faríamos”.

As start-ups interessadas em se inscreverem para o terceiro Innovandi Open Challenge, podem clicar aqui para obter mais informações. O prazo para as inscrições é 15de abril.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Para mais detalhes ou solicitações de entrevistas, entre em contato com:

Simon Thomson, diretor de mídia, GCCA [email protected] / +44 7380 972282


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp