Portal Serrolândia Publicidade 728x90
01/03/2024 às 17h22min - Atualizada em 02/03/2024 às 06h20min

PPP inédita inicia construção de habitações sociais na Mooca

Parceria entre Cohab, CDHU e setor privado criará moradias com qualidade arquitetônica e paisagística a preço social no bairro, integrando obra e gestão por 20 anos

DINO
https://teenimobiliario.com.br/


A Mooca é um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, lar de diversas opções gastronômicas, escolas, hospitais, espaços de lazer e até um time de futebol próprio. Fundado no século 16 por um grupo de jesuítas, o bairro foi aos poucos sendo povoado por imigrantes italianos e se tornou uma das regiões centrais da capital paulista, com acesso facilitado às quatro zonas da cidade por meio das estações Bresser-Mooca, da linha 3-Vermelha do metrô, e Mooca, da CPTM. Por todas essas características, a Mooca está entre as regiões de São Paulo onde os imóveis registram maior valorização: com o metro quadrado a R$5.320, ela é um dos 23 bairros onde o preço de venda dos imóveis está 35% acima do valor real, segundo dados do Índice Preço Real Exame-Loft.

Aproveitando a infraestrutura de comércio, serviço e transportes da Mooca, uma parceria público-privada habitacional (PPP) inédita entre a prefeitura de São Paulo e empresas desenvolvedoras imobiliárias busca trazer para o bairro uma série de projetos de moradia de qualidade arquitetônica e paisagística, ampliando a oferta de imóveis acessíveis na região. O projeto também se estende a um terreno na Anália Franco, bairros entre os mais bem servidos de opções de transporte e oportunidades de trabalho da cidade. 

Além de trazer ao centro da capital paulista uma modalidade de incorporação imobiliária que geralmente se aloca em regiões afastadas e com pouca infraestrutura na cidade, a PPP também inova ao inserir nos condomínios comércios e serviços no térreo em edifícios sem muros, utilizando para isso o mecanismo de fachadas ativas previsto pelo Plano Diretor Estratégico, de lojas no nível da rua. Outra novidade é que a empresa responsável assume também a gestão condominial durante vinte anos. "Ao ir além da entrega das unidades e cuidar também da gestão, garantimos a devida manutenção e controle dos valores do condomínio e dos serviços prestados, contribuindo para uma mudança socioeconômica em toda uma geração, algo bastante raro nos projetos de moradia social", afirma Gustavo Partezani, diretor da Teen Desenvolvimento Imobiliário. A companhia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pelas empresas Engeform Engenharia e Telar Engenharia para assumir o investimento de R$ 400 milhões e produzir 2.760 apartamentos no total. 

Sete lotes compõem a parceria e devem abrigar famílias com renda mensal de 1 a 6 salários mínimos. Um dos principais critérios para a seleção será o cadastro habitacional da Secretaria Municipal de Habitação e também da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), vinculada à prefeitura. Enquanto a Teen assume a execução das etapas de obra e a gestão dos empreendimentos, do lado do poder público integram a parceria tanto a Cohab quanto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), vinculada ao governo do Estado de São Paulo. O déficit habitacional estimado na cidade de São Paulo é de 474 mil domicílios, dos quais 368 mil se referem a famílias com renda mensal bruta de até 6 salários mínimos.

 

Bresser II em obras

O primeiro dos 7 empreendimentos previstos pela PPP já se encontra em fase de instalação das fundações. Trata-se do Bresser II, que reúne quatro torres totalizando 290 unidades com dois dormitórios e varanda, dispostas em edifícios sem muros, lojas no térreo e integradas a uma praça de 2.000 m2, entre a Rua Bresser e a Rua dos Trilhos, a poucas quadras da estação Bresser–Mooca da Linha Vermelha. 

O condomínio Ipê será composto por três torres e 216 apartamentos de 50 m², além de brinquedoteca, salão de filmes e jogos, academia e sala multiuso. As mesmas facilidades são encontradas no prédio vizinho, o Paineira, com 68 unidades de 48 m².

Assim como o Bresser II, outros dois lotes objeto da PPP se localizam no entorno do Parque da Mooca, área verde de 67 mil metros quadrados onde até 1941 funcionou o Jóquei Clube da Mooca.

Como parte das contrapartidas assumidas pela Teen, estão previstas ainda a instalação de equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde e ciclovias. A empresa assumiu ainda, por meio de um convênio, a reforma de duas bibliotecas públicas da região.

A biblioteca Affonso Taunay, situada na Rua Taquari, 549, bem em frente ao empreendimento Bresser II, será totalmente reformulada para acomodar o acervo de maneira mais racional e segura, além de abrigar salas multiuso e melhorias de acessibilidade. Já a biblioteca Adelpha Figueiredo, que fica na Praça Ilo Ottani, 146, no Pari, será reformulada para dar mais conforto à programação cultural atual e adequar sua área externa, hoje subutilizada.


Integração com o entorno

A iniciativa teve início ainda em 2013, a partir do mapeamento de áreas ociosas da cidade com potencial de abrigarem edifícios no âmbito do Programa Casa Paulista, coordenado pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. O modelo foi replicado no município e agora começa a produzir as primeiras habitações. No caso dos lotes atendidos pela Teen na Mooca, o intuito é instalar como moradores pessoas que já trabalham na região e assim melhorar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento local.

Embora estejam voltados a atender o público dos programas de habitação, os projetos arquitetônicos desenvolvidos no âmbito da PPP não vinculam sua identidade a perfis pré-estabelecidos. Foram concebidos para durar e em sintonia com as melhores práticas construtivas e de desenho da paisagem. Os condomínios abrigarão ainda serviços e espaços de lazer integrados de maneira a criar um ecossistema de benefícios tanto para quem vive nas unidades como para toda a vizinhança.

Comprometendo-se a realizar a gestão de seus empreendimentos durante 20 anos, a Teen trabalhará ativamente para a manutenção da infraestrutura do bairro, proporcionando oportunidades de transformação de vida às famílias beneficiadas pelo projeto, gerando um impacto social positivo para toda a população da capital. 

 

Os projetos da TEEN podem ser conferidos em:

https://teenimobiliario.com.br/



Website: https://teenimobiliario.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp