Portal Serrolândia Publicidade 728x90
04/03/2024 às 16h18min - Atualizada em 04/03/2024 às 16h18min

INSS 2024: quem precisa fazer a prova de vida?

O INSS anunciou nesta semana que começou a convocar 4.351.557 aposentados

- Colaborou: Vitória Tedeschi.
 

Desde o início de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a convocação de 4.351.557 aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março para realizar a prova de vida.

O procedimento é realizado todos os anos para comprovar se a pessoa que recebe algum benefício de longa duração está viva e, portanto, deve continuar recebendo.

É importante ressaltar que, quem foi convocado, tem um prazo de 60 dias para provar que está vivo, caso não seja feita a comprovação, o pagamento dos valores poderá ser bloqueado. No entanto, quem precisa fazer a prova de vida?

De acordo com a matéria do E-Investidor, são as pessoas que se enquadram nos casos em que o próprio órgão não consegue realizar a comprovação por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados.

Isso porque, desde janeiro de 2023, o INSS ficou responsável por realizar a operação, utilizando as bases de dados de órgãos federais, estaduais, municipais e privados para checar se os segurados estão vivos, a partir do cruzamento de informações.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp