Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/03/2024 às 17h50min - Atualizada em 17/03/2024 às 03h20min

Gestão financeira mal executada pode prejudicar pequenas empresas

Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelam que as pequenas e médias empresas são as que mais encontram dificuldades na hora de gerir seu negócio

DINO
https://www.linkedin.com/company/tractionfy/
GESTÃO FINANCEIRA


As mudanças, cada vez mais rápidas no ambiente corporativo, têm exigido que os líderes financeiros coordenem de maneira mais precisa suas habilidades de gestão. Dados da Pesquisa Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2022 revelam que 52% das PMEs brasileiras veem a gestão financeira como um desafio significativo.

Esses números evidenciam que, embora muitas pessoas tenham o objetivo de gerir seu próprio negócio, boa parte delas acabam por não obter sucesso justamente por não terem o conhecimento para gestão de um negócio. 

Já um outro estudo feito pelo Sebrae em 2023, mostrou que os microempreendedores individuais (MEI) no Brasil têm a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, chegando a 29%. As microempresas, por sua vez, apresentam taxa de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%, após cinco anos de operações.

Indo de encontro a este cenário, a startup Tractionfy desenvolveu um sistema que permite a terceirização eficiente do backoffice, possibilitando economia de recursos para empresários. "Estes dados mostram que a utilização de inteligência artificial pode se tornar fundamental para aprimorar os processos financeiros e contábeis”, afirma Roberto Oliveira, CDO na Tractionfy.

O sistema de gestão financeira foi lançado em 2022 e tem como um dos objetivos simplificar a terceirização de operações de backoffice para empreendedores no Brasil, diz o CEO da Tractionfy, Luciano Aleixo.

"Este serviço busca permitir que empresários concentrem seus esforços no core business, ao delegar tarefas secundárias, potencialmente reduzindo custos operacionais. Estudos internos realizados pela empresa, através de análises comparativas com operações internas equivalentes, apontam que a utilização deste sistema pode trazer economias significativas", reforça.

Ele pontua que a interação com o serviço é feita geralmente por figuras-chave dentro das empresas, como o empresário ou o diretor financeiro. "O sistema abrange uma gama de serviços, incluindo processamento de folha de pagamento, gestão de obrigações fiscais, admissões e demissões, além de emissão e pagamento de impostos e cobranças".

"A plataforma de Tractionfy centraliza dados relevantes dos clientes, fornecendo análises detalhadas do negócio, semelhante ao impacto causado pela tecnologia da nuvem no setor de TI”, explica Roberto Oliveira.

O profissional ainda destaca que a ferramenta busca reduzir custos e complexidades, facilitando o lançamento de produtos no mercado. "A startup colabora com nomes reconhecidos do mercado de tecnologia para assegurar a segurança e modernidade no tratamento dos dados, destacando-se pelo uso de inteligência artificial para organizar e manter a ordem dos processos", complementa.

Surgimento da plataforma

Luciano Aleixo, CEO da Tractionfy relata que a criação deste modelo de negócio foi inspirada pela experiência combinada de profissionais das áreas de contabilidade e tecnologia, que identificaram uma lacuna no mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras por serviços escaláveis e de alta qualidade. "A ideia surgiu ao percebermos a complexidade das necessidades financeiras, contábeis, de departamento pessoal, fiscais e de controladoria das PMEs no Brasil”, enfatiza o CDO na Tractionfy.

O modelo "Gestão Finabil", uma inovação em gestão financeira por assinatura, busca preencher uma necessidade do mercado de PMEs brasileiras por serviços escaláveis e de alta qualidade. "Integrando gestão financeira com a contabilidade, o Gestão Finabil proporciona uma visão holística das finanças empresariais, otimizando processos e facilitando uma tomada de decisão mais eficaz”, complementa Roberto Oliveira, CDO.

Benefícios da gestão finabil

A Gestão Finabil oferece diversos benefícios, como uma visão convergente das finanças, precisão das informações financeiras, otimização de processos, tomada de decisão mais eficaz e vantagem competitiva sustentável. "A implementação da Gestão Finabil pode transformar significativamente a eficácia da gestão estratégica nas empresas”, afirma o CEO na Tractionfy.

"A Gestão Finabil se posiciona como um modelo eficiente para a gestão financeira de PMEs brasileiras, validado por especialistas e empresas, evidenciando seu potencial para gerar resultados positivos significativos”, conclui Roberto Oliveira.

Para mais informações, basta acessar: https://www.linkedin.com/company/tractionfy/



Website: https://www.linkedin.com/company/tractionfy/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp