Fotos: Ascom Sema/Inema Neste sábado (3), o Parque Estadual das Sete Passagens, localizado em Miguel Calmon, a 360 quilômetros de Salvador, será palco da apresentação dos resultados da 3ª etapa da Caravana Bahia Sem Fogo na região Norte da Bahia. A programação, que começa às 9h e será aberta ao público, incluirá palestras focadas na prevenção e nos impactos dos incêndios florestais. Intitulado como Dia de Campo, o evento marca o encerramento da Caravana na região e busca destacar a importância das ambiental entre os participantes.
Segundo a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins, o Dia de Campo no Parque Estadual das Sete Passagens simboliza o impacto positivo da iniciativa na região e a necessidade de continuar o trabalho de conscientização ambiental:
“Esse encerramento da Caravana marca um momento significativo na nossa jornada de conscientização e prevenção. Ao longo das últimas semanas, percorremos 12 municípios na região norte, mobilizando comunidades, promovendo educação ambiental e fortalecendo as ações de combate aos incêndios florestais, então esse evento final é uma celebração dos esforços coletivos e um chamado para continuarmos unidos na proteção do nosso patrimônio natural. É crucial que a mensagem de prevenção continue a ressoar”, declarou a diretora.
Constituindo um dos remanescentes da Mata Atlântica, localizado ao sul da Serra de Jacobina e formado pelas Serras do Campo Limpo, da Sapucaia e da Jaqueira, o Parque caracteriza-se como Refúgio Biológico, possuindo áreas com grande necessidade de preservação ambiental pela exuberante vegetação, alta diversidade florística e faunística, contendo espécies ameaçadas de extinção.
Mateus Camilo, coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Inema, destaca que o evento é uma oportunidade única de unir a comunidade local e os especialistas para discutir e reforçar a importância da prevenção aos incêndios florestais.
"As expectativas são positivas. Estamos felizes em receber, pela primeira vez, um evento tão importante que tem como objetivo promover ações de sensibilização na prevenção contra incêndios também em áreas protegidas. Este evento não só celebra os esforços para proteger nosso meio ambiente, mas também destaca a importância e a conscientização de ações coletivas para conservação da biodiversidade e a necessidade contínua de prevenir incêndios florestais e proteger nossas unidades de conservação para as futuras gerações", destacou o gestor.
Programação do Dia de Campo
A programação do Dia de Campo inclui uma visita à Feira Agroecológica com produtores locais do entorno do Parque às 9h. Em seguida, os participantes assistirão uma Orquestra de Violão.
Ainda pela manhã, o coordenador da Gestão de Fauna (CGFau) do Inema e médico veterinário especialista em Fauna Silvestre, Vinicius Dantas, apresentará uma palestra sobre "Fauna Silvestre Vitimada por Incêndios Florestais ", abordando os impactos devastadores dos incêndios florestais sobre a fauna silvestre, destacando casos específicos e as medidas de resgate e reabilitação de animais afetados.
Em seguida, o Professor Doutor Washington Franca Rocha, coordenador do MapBiomas Caatinga, ministrará a palestra "A Caatinga e o Impacto do Fogo", discutindo os efeitos do fogo no bioma da Caatinga, ressaltando a vulnerabilidade deste ecossistema único e as estratégias de conservação que podem ser implementadas para mitigar os danos causados pelos incêndios.
O encerramento das atividades da Caravana no Parque Estadual das Sete Passagens marca um importante passo na luta contra os incêndios florestais na Bahia, reafirmando o compromisso do governo com a preservação ambiental e a segurança das comunidades. Além das palestras, haverá atendimento à imprensa e uma apresentação dos resultados da 3ª etapa da Caravana Bahia Sem Fogo.
O Grupo de Trabalho (GT) do Bahia Sem Fogo desempenha um papel crucial na discussão e execução das estratégias de combate aos incêndios florestais no estado. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o projeto é composto pelo Inema, Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Casa Civil, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).