Em toda a Bahia, fanfarras dos colégios estaduais coloriram as ruas, levando música, coreografias e muita animação para o Desfile Cívico de Sete de Setembro. Estudantes de 151 colégios estaduais de 101 municípios baianos participaram da celebração em comemoração à Independência do Brasil, que relembra não apenas a declaração de independência do país, em 1822, mas também celebra a cultura e o talento dos alunos da rede estadual de ensino.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) tem investido no Projeto Fanfarras Escolares, que visa incentivar o engajamento dos estudantes em eventos cívicos e culturais. A iniciativa não só resgata tradições, como também estimula a prática musical e o trabalho em equipe. Segundo a diretora do Colégio Estadual Raul Sá, Sabrina Lima de Souza, que acompanhou o desfile em Salvador, a fanfarra é uma oportunidade de integração entre escola, comunidade e cultura e fortalece a aprendizagem. “A fanfarra tem contribuído muito no aspecto pedagógico do colégio, no rendimento escolar desses alunos, na melhora do comportamento e desenvolvimento das habilidades”, afirmou.
As festividades pela Independência do Brasil começam em julho, em cidades históricas como Cachoeira e Salvador, e finalizadas com o desfile cívico-militar de Sete de Setembro. A participação dos estudantes da rede estadual à frente das fanfarras reforça o papel da educação na construção de uma sociedade mais inclusiva e engajada.