Nas últimas semanas, os moradores de Serrolândia na Bahia têm enfrentado sérios problemas com o fornecimento de energia elétrica, o que tem causado grande desconforto e prejuízos financeiros. As constantes quedas de energia e oscilações de tensão resultam na queima de aparelhos eletrônicos, e os consumidores se sentem prejudicados tanto pela falta de estabilidade no serviço quanto pelos danos materiais que têm sofrido.
Relatos encaminhados ao Portal Serrolandia apontam que os picos de energia têm ocorrido com frequência, especialmente nos últimos 10 dias e sempre no mesmo horário, entre as 17:00 e as 19:00 horas. Moradores relatam que equipamentos como geladeiras, televisores e aparelhos de ar-condicionado foram danificados devido à instabilidade no fornecimento.
Além do transtorno gerado pela falta de conforto em um período de calor intenso, as contas de luz também têm chegado mais altas, o que intensifica o descontentamento com a Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região.
Diante desse cenário, muitos consumidores não sabem que a responsabilidade pela queima de aparelhos pode ser da concessionária de energia. A Resolução 1000 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece, em seu Artigo 620, que a distribuidora deve responder pelos danos elétricos causados a equipamentos instalados em residências, mesmo que não haja dolo ou culpa.
Enquanto a população aguarda uma solução para o problema, é essencial que os consumidores conheçam seus direitos e saibam como agir em casos de danos elétricos. A Energisa deve ser responsabilizada pelos prejuízos, desde que sejam cumpridos os critérios estabelecidos pela ANEEL