03/12/2024 às 10h13min - Atualizada em 03/12/2024 às 10h13min
Abastecimento de água chega ao distrito de Ponto de Mairi, no centro-norte da Bahia
Os moradores da zona rural de Mairi, no centro-norte da Bahia, começaram a ser atendidos por um novo sistema de abastecimento, reforçando o compromisso da Embasa na ampliação do acesso ao serviço de água tratada. O investimento de R$ 2,7 milhões, com recursos próprios da Embasa, ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), passou a beneficiar, com água de qualidade, o distrito de Ponto de Mairi, distante 14 km da sede municipal. No final de novembro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entregou a obra na presença do presidente da Embasa, Leonardo Góes, e da diretora financeira e comercial da empresa, Marcela Lima. Para atender aos cerca de 1,1 mil moradores, levando água de qualidade às torneiras dos imóveis, foram necessários 13,5 quilômetros (Km) de adutora, 12, 2 Km de rede distribuidora e 273 ligações intradomiciliares.
“A atuação da Embasa vai além da prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Quando entregamos uma obra, sabemos que contribuímos para melhorar a saúde e a qualidade de vida daquela população, cumprindo também um papel social. E é isso que estamos vendo aqui”, declara Leonardo.
Município receberá mais investimentos
Com recursos da ordem de R$ 570 mil, a Embasa está investindo na construção de reservatório apoiado com capacidade de armazenamento de 300 metros cúbicos e uma nova estação elevatória de água tratada na localidade de Flori, em Várzea do Poço. A obra está com 78% de avanço físico das atividades e vai garantir maior segurança operacional para cerca de 11,5 mil pessoas atendidas pelo sistema de Mairi e para 8,1 mil atendidas pelo sistema de Várzea do Poço.
Na ocasião, o governador assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de implantação dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Boa Paz e Teobaldo. No documento, a Embasa também foi autorizada a licitar o projeto de esgotamento sanitário para a sede do município de Mairi.