12/12/2024 às 06h52min - Atualizada em 12/12/2024 às 06h52min
Gestores do Nordeste lançam programa para fortalecer a produção de alimentos saudáveis no Fórum Eugênio Peixoto
- Texto: Ascom CAR
Fotos: André Frutuôso A capital baiana foi palco, nesta quarta-feira (11/12), da abertura do 23º Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste. O evento marcou o lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS Nordeste), uma iniciativa que promove a integração de políticas públicas voltadas para a produção e o consumo de alimentos saudáveis na região.
Com o tema ‘Alimento e Território: Articulação e Integração de Políticas Públicas para o Abastecimento Alimentar no Campo e nas Cidades do Nordeste do Brasil’, o Fórum reuniu gestores, representantes de organismos internacionais e especialistas para debater ações que fortalecem a agricultura familiar no contexto das mudanças climáticas e da segurança alimentar.
O PAS Nordeste tem como objetivo ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis nos territórios da cidadania dos nove estados do Nordeste, articulando políticas públicas e fortalecendo a participação social.
Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a iniciativa é um marco de integração regional. “O PAS Nordeste junta tudo o que os estados estão fazendo, criando um escopo comum de gestão compartilhada e políticas públicas integradas. Na Bahia, já ampliamos a ação para os 27 territórios de identidade, mostrando que a política territorial aqui é referência para todo o Brasil”, afirmou.
Já Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Norte e coordenador da Câmara Técnica de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, destacou o impacto do programa. “O PAS atuará em 67 territórios do Nordeste, fortalecendo colégios territoriais e ampliando ações como o Plano Safra e a agenda de fortalecimento da agricultura familiar, essencial para a região”, explicou.
Também estiveram presentes representantes de organismos como o Banco Mundial, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), demonstrando a importância internacional da agricultura familiar.
Uma celebração da Agricultura Familiar
O Fórum acontece paralelamente à III Feira Nordestina e à 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (15/12), no Parque Costa Azul, consolidando o evento como o maior espaço de troca de experiências, comercialização e valorização da agricultura familiar do Brasil.