Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Peça Enoch Arden realiza oficinas e apresentação em São José dos Campos, dia 07 de março

Com direção de Marcio Aurelio, atuação de Paulo Marcello e participação de Fernando Esteves ao piano, o espetáculo é um melodrama escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês Sir Alfred Tennyson

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
26/02/2025 15h42 - Atualizado há 1 mês
Peça Enoch Arden realiza oficinas e apresentação em São José dos Campos, dia 07 de março
Thiago Mucha
 

A história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos é contada em Enoch Arden, que a Companhia Razões Inversas estreou em 2021, ainda durante a pandemia, em comemoração a seus 30 anos de trajetória. 

E, agora, o trabalho ganha uma temporada de circulação pelo interior e litoral de São Paulo. A próxima apresentação é em São José dos Campos, dia 07 de março, sexta-feira, às 20h, no Teatro Sergio Mamberti.

A temporada de circulação é possível graças ao edital ProAc Nº 02/2023.

Com direção de Marcio Aurelio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama para narrador e piano escrito  em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês, Sir Alfred Tennyson.  A montagem da Cia Razões Inversas é interpretada pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves

Para esta encenação foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o texto integral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores feitas no Brasil foram feitas  a partir de uma versão bastante reduzida da obra. 

Pode-se considerar a figura de Enoch Arden como um anti-Ulisses. Ao retornar para  sua casa após dez anos desaparecido, Enoch encontra sua mulher num novo  casamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amoroso da  juventude. Ao contrário de Ulisses, que aniquila os pretendentes de sua esposa, Enoch  esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo para não  comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher. 

Trata-se assim de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mão de  sua própria felicidade em favor da felicidade de sua esposa e de seus filhos, um  comportamento contrário ao que se pode observar da maioria dos homens e  infelizmente raro na atualidade, em especial na triste realidade que nosso país enfrenta em relação à violência de gênero. 

A composição musical de Richard Strauss, que à sua época impulsionou ainda mais sua  fama e carreira, foi descrita como música incidental. Consiste principalmente em breves  interlúdios indicativos de mudanças de tempo e ambiente, bem como momentos de  pontuação e comentários. Cada uma das duas partes é introduzida por um prelúdio e  conclui com um poslúdio.

Strauss usa leitmotifs para identificar cada um dos  personagens: Enoch Arden (uma sequência de acordes em Mi bemol), Annie Lee (uma  figura crescente em Sol), Philip Ray (uma melodia em Mi), o mar (Sol menor). Ele não  as desenvolve em melodias, mas as usa estaticamente. Existem longas passagens  onde o piano fica em silêncio enquanto permanece apenas a narrativa.

Sobre a Cia. Razões Inversas

A Cia. Razões Inversas foi criada em 1990 pelo diretor Marcio Aurelio e a primeira turma de formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nestes mais de 30 anos, construiu uma trajetória voltada para o constante processo de pesquisa, para a formação de seus intérpretes, artistas criadores, na busca do diálogo com o público contemporâneo e da excelência do fazer teatral.

A companhia criou 23 espetáculos partindo de textos consagrados da dramaturgia internacional, textos inéditos de autores nacionais e criações coletivas a partir de longos processos de pesquisa e criação.

Entre esses muitos trabalhos estão “A Bilha Quebrada” (1994 e 2011), de Heinrich von Kleist; “A Arte da Comédia” (1999), de Eduardo de Fillipo; “Agreste” (2004), de Newton Moreno; “Anatomia Frozen” (2009), uma adaptação da obra da inglesa Bryony Lavory; “Senhorita Else”, uma adaptação do romance de Arthur Schnitzler; e “Filoctetes” (2015), de Heiner Müller.

Sinopse 

O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua  esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece  trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente; refletindo a visão  masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades pessoais para sustentar sua  família, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido  e pai. 

No entanto, durante sua viagem, Enoch Arden naufraga em uma ilha deserta com  dois companheiros; ambos eventualmente morrem, deixando Arden sozinho lá. Esta  parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé. Enoch Arden permanece  perdido e desaparecido por mais de dez anos.

Ele descobre ao retornar do mar que,  após sua longa ausência, sua esposa, que o acreditava morto, está casada novamente,  um casamento feliz com outro homem, seu amigo de infância Philip (Annie conhece os  dois homens desde a infância, daí a rivalidade), e tem um filho com ele. A vida de  Enoch permanece vazia, com um de seus filhos agora morto, e sua esposa e os filhos  restantes sendo cuidados por seu antigo rival. 

Ficha Técnica

Texto: Alfred Tennynson 

Tradução: Paulo Marcello 

Música: Richard Strauss 

Encenação: Marcio Aurelio 

Ator/narrador: Paulo Marcello 

Piano: Fernando Esteves 

Projetos de luz, cenário e figurinos: Marcio Aurelio 

Preparação corporal: Luciana Hoppe 

Operação de luz e vídeo: André Luiz Lemes 

Fotografia: Thiago Mucha 

Programação visual: Paulo Marcello 

Divulgação: Pombo Correio 

Produção: Cristiane Klein – Dionísio Produção 

Direção de produção: Paulo Marcello 



 

Serviço

Enoch Arden, com a Cia. Razões Inversas

07 de março 20h (sexta-feira)

R$40,00 (Inteiro)

R$20,00 (Meia)

Teatro Sergio Mamberti - R. Doutor Aleixo Mascarenhas, 75, Centro, São José dos Campos / SP

Telefone: (12)99670-2705

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: 

https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-enoch-arden-em-sao-jose-dos-campos/2847556?share_id=copiarlink 

 

Oficinas

Local: Teatro Sergio Mamberti- R. Doutor Aleixo Mascarenhas, 75, Centro, São José dos Campos/ SP

Quando: Dia 06 e 07 de março às 14h e 17h (quinta e sexta-feira)

Link para inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPfpXcP2MnGy2eN_zkrI3ERAVuDvk5wn6_Srn6TVuERlXqyw/viewform?usp=header 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp