Estão abertas, até 10 de março, as inscrições para formação gratuita para o enfrentamento das mudanças climáticas e racismo ambiental. A iniciativa voltada para países e comunidades de língua portuguesa é preparatória para a Cúpula dos Povos na COP30.
Os temas serão discutidos e refletidos a partir do Tratado de Educação Ambiental, aprovado pela sociedade civil mundial durante a Rio 92. O documento incentiva a promoção de práticas que ajudem a mitigar os impactos das mudanças climáticas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a conservação da biodiversidade, além de estimular a cooperação internacional, reconhecendo que a crise climática é um problema que transcende fronteiras e exige soluções locais-globais.
Serão três encontros online, sempre das 8h às 10h30, nos dias 14 de março, 11 de abril e 9 de maio. Participantes deverão desenvolver atividades de promoção da educação ambiental e do Tratado em seu respectivo território para poder receber a certificação.
Além da discussão sobre o Tratado e organizar documento para a Cúpula dos Povos rumo à COP 30, o processo formativo ainda almeja contribuir para o fortalecimento da cooperação entre educadores e educadoras ambientais, sistematizar saberes e experiências das Redes de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa e resgatar a Rede Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]