Portal Serrolândia Publicidade 728x90

RH em transformação: conheça as principais tendências para o setor nos próximos anos

Especialista destaca a tecnologia, a personalização dos benefícios e o foco no bem-estar como pilares para o futuro das organizações

IVAN VERONA
06/03/2025 11h33 - Atualizado há 3 semanas
RH em transformação: conheça as principais tendências para o setor nos próximos anos
Biz_Divulgação
São Paulo, 6 de março de 2025 – À medida que o mercado de trabalho evolui, também mudam as demandas e desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos. As tecnologias emergentes, as novas formas de trabalho e a maior valorização da saúde mental e da diversidade devem guiar o futuro das empresas e seus colaboradores. Para entender o que o futuro reserva para os gestores de pessoas, Patrícia Guedes, coordenadora de Pessoas e Cultura da Biz, plataforma de infraestrutura de pagamentos, serviços bancários, prevenção a fraudes e benefícios flexíveis, aponta as principais expectativas e tendências que irão moldar o mercado de RH.

1. Tecnologia como aliada estratégica

A utilização crescente da inteligência artificial, automação e análise de dados promete transformar a gestão de pessoas e otimizar processos de forma significativa. Segundo Patrícia Guedes, coordenadora de Pessoas e Cultura da Biz, as tecnologias estarão ao lado dos gestores de RH, não apenas para simplificar processos operacionais, mas também para personalizar as experiências dos colaboradores. "A digitalização nos permite personalizar pacotes de benefícios, melhorar a comunicação interna e facilitar a gestão de pessoas, especialmente em empresas que adotam plataformas baseadas em fintechs", afirma.
Além disso, a automação reduzirá a carga administrativa das equipes de RH, permitindo que os profissionais possam focar em ações estratégicas como a construção de uma cultura organizacional positiva e a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

2. Demanda por benefícios flexíveis e personalizados
À medida em que as diferentes gerações – como Millennials (nascidos entre 1981-1996) e a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2005) – começam a trabalhar lado a lado, novas possibilidades ganham força e crescem as demandas por pacotes de benefícios mais personalizados e flexíveis. Por isso, ter opções que atendam às suas necessidades individuais, como saúde mental, educação financeira e apoio ao bem-estar são cruciais.
Segundo a pesquisa “Confiança no Emprego”, da Glassdoor, cerca de 60% das pessoas relatam que benefícios e vantagens são um fator importante ao considerar se devem aceitar uma oferta de emprego. O levantamento também descobriu que 80% dos funcionários escolheriam benefícios adicionais em vez de um aumento salarial.
Plataformas como a da Biz, que oferecem soluções integradas de benefícios, já possibilitam aos colaboradores escolherem opções que se adequam às suas necessidades, criando uma experiência personalizada e mais conectada com seu estilo de vida. De acordo com dados internos da companhia, dentre alguns clientes, destacam-se o perfil de profissionais de 30 a 39 anos, que representam 51,31% daqueles que preferem benefícios como alimentação, refeição, conta-salário, gift, cultura, multi e transporte. Enquanto aqueles com faixa etária de 40 a 49 anos, formam 34,69% dos que utilizam apenas para fins de mobilidade.
De acordo com Patrícia, as empresas precisam repensar a maneira como oferecem seus pacotes de benefícios. "Ter flexibilidade nos benefícios permite que as empresas atendam melhor às expectativas de seus colaboradores, o que também contribui para aumentar o engajamento, aumentando a produtividade e a satisfação. Isso se reflete positivamente nas taxas de retenção de talentos.”

3. Trabalho híbrido e adaptabilidade
O trabalho remoto está em declínio, mas o modelo híbrido continuará a ser uma realidade predominante. A flexibilidade será cada vez mais valorizada, e as empresas precisarão ajustar suas políticas para garantir um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O RH desempenha um papel crucial na adaptação a esse modelo, buscando ferramentas e estratégias que promovam colaboração e engajamento, independentemente da localização do colaborador.
A especialista em RH da Biz afirma que, no futuro, as empresas precisarão adotar tecnologias que integrem os diferentes tipos de benefícios, para garantir que todos os colaboradores, independentemente de sua localização, tenham acesso a soluções que melhorem sua qualidade de vida. "As plataformas de benefícios precisam ser flexíveis e acessíveis de qualquer lugar para garantir uma experiência fluida para todos os colaboradores, seja no escritório ou trabalhando remotamente", completa Patrícia.

4. Foco na saúde mental e bem-estar
Para os próximos anos, a preocupação com o bem-estar psicológico será ainda mais forte devido ao aumento de afastamentos relacionados a estresse, ansiedade e burnout. O número de trabalhadores afastados por esgotamento físico e mental pelo trabalho quadruplicou de 2020 a 2023. Segundo o INSS, foram registrados 421 benefícios em 2023, um aumento de mais de 1.000% em relação a 2014.
Nesse contexto, a partir de maio, entrará em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). Essa nova diretriz exige que as empresas avaliem e gerenciem os riscos psicossociais em seus processos de segurança e saúde no trabalho (SST). Entre as medidas sugeridas estão a reorganização do trabalho para reduzir sobrecargas, a promoção de ambientes saudáveis e o monitoramento contínuo das condições de trabalho.

Para Patrícia, empresas que priorizam a saúde mental e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal tendem a obter melhores resultados. "As organizações devem criar programas que ofereçam suporte emocional, mental e físico, além de construir uma cultura que valorize o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores como pilar fundamental para o engajamento e produtividade."

5. RHs como consultores estratégicos
Para a especialista, as equipes de RH estão se transformando em verdadeiros consultores internos das lideranças. Com o papel de ajudar as empresas a se adaptar às novas demandas do mercado, os profissionais criam ambientes de trabalho mais dinâmicos e alinhados com as expectativas dos colaboradores e cultura organizacional.
A adaptação às novas tecnologias, a personalização dos benefícios, o foco no bem-estar e a promoção de uma cultura inclusiva são apenas algumas das tendências para o mercado de RH nos próximos anos. Para a especialista, a chave para o sucesso será a capacidade de lideranças se ajustarem a essas mudanças: “O futuro do RH está em se reinventar. As empresas que souberem priorizar o cuidado com as pessoas, ao mesmo tempo em que inovam nas práticas de gestão de talentos, estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e competitividade do mercado”, conclui.
 

Sobre a Biz
A Biz é uma techfin e IP que atua para inspirar empresas a inovar, a pensar no futuro e na real oportunidade de desenvolver modelos de banco digital em seu ecossistema de negócios. Com 11,5 milhões de cartões emitidos, a Biz processa mais de R$ 20 bilhões por ano em mais de 100 milhões de transações. No portfólio estão mais de 500 clientes de diferentes segmentos, além dos milhares de estabelecimentos credenciados que utilizam as soluções indiretamente pela intermediação de negócios com estes clientes. Contando com tecnologias de ponta e certificações específicas e obrigatórias do setor, como a certificação PCI e o Selo de Fintech Segura, a empresa possui uma plataforma completa de pagamentos, serviços bancários, prevenção a fraudes e benefícios flexíveis, permitindo que outras marcas possam agregar valor ao negócio, oferecendo serviços financeiros como: conta digital, cartões (débito, crédito, benefícios, cargo), adquirência e soluções de crédito. Tudo isso com marca própria (White Label). A ideia é possibilitar a criação de modelos de operações financeiras de forma simples, ágil, robusta e segura, com o que há de mais moderno no mercado.  Conheça mais sobre a Biz por meio do site, Linkedin e Instagram.     
  
Contatos Assessoria de Imprensa:
  
BCW Global[email protected]
Marina Escarminio – [email protected] – (11) 98504-9167 
Ivan Verona – [email protected]m  - (11) 98837-1111 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IVAN DELMUTTI VERONA
[email protected]


FONTE: Biz
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp