Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Potência Mulher: Bárbara Penido canta os ciclos, mistérios e complexidades do feminino

Com sonoridade pop contemporâneo, o single foi inspirado no próprio ciclo menstrual da artista de Belo Horizonte. A música será tema de um show especial e também receberá até o final do ano mais três versões: remix, acústico e ao vivo

MATHEUS LUZI
14/03/2025 01h24 - Atualizado há 1 dia
Potência Mulher: Bárbara Penido canta os ciclos, mistérios e complexidades do feminino
Bárbara Penido em foto de divulgação do single “Potência Mulher” – Crédito: Dani Romano (divulgação)

A mulher e seus ciclos, mistérios e complexidade é o que há de mais sagrado na nova música da cantora e compositora mineira Bárbara Penido lançada nas plataformas nesse 14 de março. Calorosa e mística, a música “Potência Mulher” também foi disponibilizada em videoclipe. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Contagem-MG, o audiovisual tem acessibilidade garantida: audiodescrição e legendas.

Escute “Potência Mulher” na sua plataforma preferida

Bárbara conta que “Potência Mulher” teve como ponto de partida, ainda que sem saber, o mês de março de 2023, quando vivia um período intenso de irritação e improdutividade. “Mas acordei um dia e me senti ótima, sem algum motivo aparente. Depois percebi que tinha relação com a fase do meu ciclo menstrual”.

“Eu estava em um daqueles dias no mês que, se nós mulheres estivermos bem conectadas com nossa natureza, estamos em uma energia de criação, expansão e fluidez, a fase folicular do ciclo, muitas vezes comparada à primavera, à lua crescente e ao arquétipo da donzela. Então escrevi a letra, algum tempo depois voltei e criei uma melodia.”, mas somente dois anos depois, Bárbara Penido sentiu estar pronta pra lança-la, iniciando a produção musical com o produtor e instrumentista César Lima.

Os versos são aquilo que vem com a percepção de Bárbara relatada anteriormente. “A letra fala sobre o feminino cíclico, complexo e misterioso. Faz referência à lua crescente, à primavera, a temperos termogênicos, aos ciclos femininos e ao arquétipo mitológico da donzela.”, pontuou ela.

Em outras palavras, a artista descreve o processo de conexão com o feminino e o desfrutar de ser mulher. E essa vitalidade se encontra com uma sonoridade sensual, um pop contemporâneo com nuances do blues e, em um trecho específico, com a presença da batida de funk brasileiro. “As artistas pop contemporâneas no Brasil que se aproximam desse trabalho são Jade Baraldo, Carol Biazin, Marina Sena e Luísa Sonza. Mas também citaria outras grandes influências que meus trabalhos sempre tem: Rita Lee, Pitty, Sandy, Marisa Monte e Gal Costa.”

Após uma semana do lançamento, “Potência Mulher” será tema de um show de Bárbara Penido em Belo Horizonte, capital mineira. O espetáculo terá canções autorais, inclusive inéditas, uma performance de uma bailarina representando “Potência Mulher”, e tributos às mulheres da música brasileira. Até o final do ano, “Potência Mulher” será lançada em três novos formatos: acústica, remix e ao vivo. Bárbara ainda finalizará o ano com o lançamento do seu primeiro EP. 

 

Sobre Bárbara Penido 

Bárbara Penido é mineira, nasceu e vive na capital Belo Horizonte, tem 35 anos e iniciou profissionalmente na música aos 28 anos. Atualmente, é professora de canto, se apresenta no formato voz e violão em bares e eventos, é vocalista da banda de rock Notredame e no carnaval de BH canta nos blocos Turu Turu e Bloco and Roll. Também é produtora cultural, com quatro projetos próprios aprovados em editais. Como cantora e compositora solo, Bárbara tem quatro singles (2020-2025), que, juntos, totalizam mais de 100 mil plays nos streamings. As principais referências para a artista são Clube da Esquina, Rita Lee, Sandy, Pitty, Marisa Monte e Gal Costa. 

 

Letra (Bárbara Penido)

Flor se abrindo

Primavera chegou

Trouxe chuva e deleite

Suor e calor

 

Vontade, começo. Fluido, expansão.

Tempestade, me aqueço. Libido, impulsão.

 

Folículo desabrochado

Pimenta, gengibre e canela

Pilha recarregada, mundana e sagrada

O despertar da donzela

 

Flor se abrindo

Primavera chegou

Trouxe chuva e deleite

Suor e calor

 

Folículo desabrochado

Pimenta, gengibre e canela

Pilha recarregada, mundana e sagrada

O despertar da donzela

 

Folículo desabrochado

Gengibre, pimenta e canela

Pilha recarregada, mundana e sagrada

O despertar da donzela

 

O sorriso da lua menina

Atração, gravidade, maré

Um botão de promessas, inúmeras peças

Crescente potência mulher

 

Folículo desabrochado

Pimenta, gengibre e canela

Pilha recarregada, mundana e sagrada

O despertar da donzela

 

Ficha técnica

Composição letra e música: Bárbara Penido

Voz: Bárbara Penido

Produção musical, arranjos e instrumentos: César Lima

Produção de vídeo: Gilberto Goulart

 

Siga Bárbara Penido

Instagram – Spotify - Youtube

 

Bárbara Penido em fotografia de Dani Romano (divulgação)


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Matheus Ferreira Luzi Neto
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp