Portal Serrolândia Publicidade 728x90
31/08/2017 às 15h13min - Atualizada em 31/08/2017 às 15h13min

Programa do IFBA vai estimular empreendedorismo e novas tecnologias entre estudantes

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br


Para estimular os estudantes a produzirem novas tecnologias com o objetivo de solucionar desafios do cotidiano, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) lançou na noite de ontem (30), no auditório do campus Jacobina, o Programa Hotel de Projetos.

O lançamento foi conduzido pelo chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), Henrique Caribé e pela coordenadora do Hotel de Projetos no campus, Renata Santos. O evento também contou com a presença do diretor geral do campus, Epaminondas Macedo, da diretora de ensino, Lucília Santa Rosa e dos consultores do programa em Jacobina Normando de Lima e Yarasarrath Lyra, além de professores e estudantes.

Para apresentar essas novas ideias, os estudantes interessados passarão por uma capacitação cuja participação será pré-requisito para concorrer a um edital que vai selecionar as propostas discentes. Durante a capacitação, serão ensinados conteúdos como empreendedorismo, patentes e captação de recursos.

“Um dos grandes papéis que a universidade tem que ter é resolver os problemas da sociedade. Quando as empresas recorrem à universidade, elas esperam ter seus problemas resolvidos. Elas não recorrem hoje porque nós não nos parecemos com resolvedores de problemas. A gente precisa melhorar isso”, explicou Caribé.

O gestor destacou que os conhecimentos sobre empreendedorismo, que estarão disponíveis na capacitação, influenciarão a vida profissional dos estudantes. “O espírito empreendedor não é só para quem quer ter empresas mas para todos que estão nos bancos das universidades. O emprego está escasso e se eu não tiver espírito empreendedor, provavelmente o mercado não vai me querer”, analisou Caribé.

Após o lançamento, o estudante da licenciatura em informática do campus Jacobina, Rogério Alves, afirmou que com o Hotel de Projetos ele terá a oportunidade de colocar em prática várias de suas ideias. “Com a palestra de hoje, as minhas ideias se ampliaram mais. Muitos colegas também estão entusiasmados com o programa”, comentou.

Jacobina foi o décimo campus a sediar a série de lançamentos que têm sido realizada no IFBA. Hoje (31), às 18h40, será a vez do campus Salvador.

O Hotel de Projetos é uma iniciativa da PRPGI, que prevê pré-incubação através do estímulo à criatividade, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de base tecnológica. As atividades serão desenvolvidas com recursos financeiros captados através do Edital de Educação Empreendedora no Ensino Superior do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp