Segundo pesquisa da Serasa e da Opinion Box, publicada em 2024, 56% dos participantes pagam mesada aos seus filhos. Porém a mesada tem perdido espaço para a tecnologia, cada vez mais presente na vida das famílias brasileiras.
Essa digitalização tem feito os pais optarem pela transferência digital, ao invés de entregarem a quantia em notas e moedas. Ainda de acordo com a pesquisa, 23% das mesadas são pagas pelos entrevistados em conta digital e 16% em cartão de débito.
Mesada digital: como funciona?
Ao invés de dar aos pequenos dinheiro em espécie, com a mesada digital, é possível fazer todo o processo pelo aplicativo. Através de uma conta configurada para menores de idade, os pais podem transferir mensalmente a quantia e acompanhar os gastos em poucos cliques, na tela do celular.
Dessa maneira, as crianças e os adolescentes podem usar o saldo de maneira mais responsável. Geralmente, essas contas possuem um cartão de débito e um aplicativo com monitoramento de gastos, definição de metas e até realização de investimentos.
Atualmente, existem plataformas que possuem ferramentas que tornam a conta interativa e educativa. Algumas até estimulam desafios financeiros, com recompensas por metas cumpridas e configuração de sistema de mesada automática, o que gera mais autonomia para as crianças e menos preocupação para os pais.
Quais são os benefícios da mesada digital?
Maior controle financeiro
Com controle em tempo real, os responsáveis podem acompanhar os gastos dos filhos e orientá-los sobre o consumo consciente e o planejamento financeiro.
Segurança e praticidade
O dinheiro em espécie pode ser perdido ou roubado, mas a conta digital tem o saldo protegido por senhas e sistemas de segurança avançados. Além disso, também é possível fazer transferências instantâneas através de ferramentas como o Pix, de maneira que não é preciso sacar dinheiro regularmente.
Educação financeira na prática
Com a conta digital, as crianças e os adolescentes podem aprender conceitos financeiros, como economia, orçamento e investimento, tornando-os adultos mais responsáveis.
Preparação para a vida financeira adulta
Ao falar de vida adulta, o uso da conta digital desde pequeno ajuda na criação de bons hábitos financeiros, gerando mais responsabilidade e naturalidade para encarar os desafios. Alguns bancos até oferecem recursos educativos e simuladores para incentivar o aprendizado econômico.
Como escolher uma conta digital para menores?
Para escolher a conta digital para menor de 18 anos ideal, é preciso levar em consideração a segurança digital, além de verificar as funcionalidades do controle parental e se a conta oferece ferramentas educativas. Atualmente, existem instituições financeiras que oferecem serviços direcionados para menores de idade e permitem que os pais configurem limites de transação e acompanhem os gastos de seus aplicativos.
Também é essencial verificar se a conta digital possui tarifas acessíveis, cartão físico e virtual, além das ferramentas educacionais. Uma plataforma que une tecnologia e educação financeira pode ser uma excelente escolha para quem procura uma formação financeira de qualidade para os jovens.
Portanto, com a mesada digital ganhando cada vez mais espaço, os pais têm mais ferramentas para ensinar os filhos a lidar com a vida financeira de maneira mais responsável e inteligente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]