Páscoa é oportunidade lucrativa para pequenos empreendedores
Aprenda com especialistas e conheça a história de quem fez da confeitaria uma profissão de sucesso
KAíSA CHRISTINA ROMAGNOLI
23/03/2025 22h35 - Atualizado há 16 horas
BRICS Certificações
A Páscoa é uma data querida por muitos. De um lado, temos os amantes de chocolate, que aguardam ansiosamente pelos novos sabores, e de outro, aqueles que empreendem no ramo da confeitaria, esperando ótimas vendas. Segundo o site G1, em 2024, a produção dos ovos cresceu 17% em relação ao ano anterior. O aumento da demanda por chocolates de alta qualidade cria uma excelente oportunidade para empreendedores confeiteiros. Para quem deseja aproveitar a época mais doce do ano e garantir um diferencial na produção, buscar qualificação é uma das maneiras de aprimorar técnicas e inovar seus produtos. “Um bom curso de confeitaria te prepara para o mercado, onde é possível aprender desde técnicas básicas, criação de ovos de Páscoa sofisticados até precificação e vendas, essenciais para quem deseja transformar a produção de doces em um negócio rentável”, explica Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, escola especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Mylena Almeida sempre foi apaixonada pela confeitaria e, em busca de profissionalização, fez o curso de confeitaria profissional oferecido pelo Instituto, em Itaguaí – Rio de Janeiro. “Eu já vendia trufas caseiras, mas, após muita procura pelos meus clientes, investi na produção de ovos de chocolate também. Só aprendi confeitaria de verdade no curso, onde me especializei nos ovos, oferecendo muito mais sabor e técnicas para meus consumidores”, comenta a ex-aluna. Aprender uma nova profissão muda vidas, inclusive o orçamento no final do mês. Hoje, a Mylena se dedica exclusivamente à sua confeitaria: “Larguei meu emprego, onde estava estabilizada há 8 anos, para viver do meu próprio negócio. Conquistei minha independência financeira e ganhei mais tempo para aproveitar com a minha família. Tenho certeza que foi a minha melhor escolha”, finaliza. Para quem, assim como a Mylena, deseja empreender no ramo, algumas estratégias são fundamentais. Nayara Guimarães, consultora pedagógica e confeiteira do Instituto Gourmet, compartilha três dicas que podem impulsionar a produção do seu negócio: - Escolha ingredientes de qualidade
O primeiro passo para um chocolate irresistível é investir em ingredientes de qualidade. Opte por chocolates nobres e evite coberturas de sabor artificial. Além disso, escolha bem os recheios, priorizando produtos frescos e equilibrados no sabor.
- Crie diferenciais no seu produto
No mercado de ovos de Páscoa artesanais, a criatividade é um grande diferencial. Personalizações, como mensagens escritas no chocolate e embalagens sofisticadas, agregam valor ao produto. O cliente busca algo especial, e o capricho nos detalhes pode ser o que define a compra.
- Aposte na divulgação estratégica
Ter um bom produto é essencial, mas saber vendê-lo faz toda a diferença. Divulgue nas redes sociais com fotos bem produzidas e descrições atrativas. Depoimentos de clientes satisfeitos também ajudam a conquistar novos compradores. Outra estratégia eficiente é oferecer promoções para compras antecipadas ou combos com diferentes tipos de chocolate.
A confeitaria é um mercado cheio de possibilidades, e a Páscoa se torna o momento ideal para quem deseja transformar talento em negócio. Investir em capacitação, aperfeiçoar técnicas e apostar na criatividade são passos essenciais para se destacar e conquistar clientes fiéis e encantar os consumidores a cada pedaço de chocolate.
Sobre Instituto Gourmet
Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.
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Kaísa Christina Romagnoli
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